Jornal Estado de Minas

POLÍTICA

Guerra de panelaços: Bolsonaro vê protesto como 'da democracia' e anuncia ato favorável

Os panelaços contra o Governo Federal que ocorreram em diversas capitais brasileiras, inclusive Belo Horizonte, na noite de terça-feira (17), foram comentados por Jair Bolsonaro (sem partido) na tarde desta quarta-feira. O presidente da República considerou "normal" o movimento e disse que haverá um mesmo ato, nesta noite, às 21h, mas favorável à Presidência e cobrou isonomia da cobertura da imprensa.

 
"No tocante ao panelaço, parece que é algo espontâneo da população. Qualquer movimento que parta da população eu encaro como expressão da democracia. Assisti agora há pouco o jornal da TV Globo potencializando esse movimento, divulgando esse movimento do panelaço. Não só a TV Globo, como a Veja on-line. Mas não vi esses dois órgãos de imprensa, como deve ter mais com certeza, falando, e corre nas mídias sociais, um panelaço às 21h favorável ao governo Jair Bolsonaro”, disse, durante entrevista coletiva com oito ministros, no Palácio do Planalto.


 
Depois do panelaço da terça, um ato com mais apelo está marcado para as 20h30 desta quarta contra o governo. Bolsonaro frisou novamente a legitimidade do movimento, mas voltou a falar da manifestação a favor que, segundo ele, acontecerá posteriormente.
 
“Não interessa o que vier a acontecer, qualquer manifestação popular nas ruas, ou dentro de casa com panelaço, nós, políticos, devemos entender como a pura manifestação da democracia. Apenas apelo para a isenção da Globo e da Veja, que também divulguem que haverá então um panelaço favorável ao governo Jair Bolsonaro, às 21h. Que não quero pensar que vocês sejam parciais nessa questão", completou.
 
Mais cedo, Bolsonaro já havia usado as redes sociais para criticar o Jornal Hoje, da TV Globo, e a Veja, pela cobertura dos panelaços. “O Jornal Hoje (TV Globo) e Veja on-line divulgam, de forma ostensiva, panelaço hoje (quarta-feira), às 20h30, contra o presidente Jair Bolsonaro. Mas a mesma imprensa, que se diz imparcial, não divulga outro panelaço, às 21h, a favor do governo Jair Bolsonaro”, tuitou o presidente.