Em vídeo publicado neste sábado nas redes sociais, o presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou que pesquisadores do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, iniciaram protocolo de testes com cloroquina para tratamento de pacientes diagnosticados com COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus.
Leia Mais
Vírus atinge quase metade de comitiva de BolsonaroEm reunião, Mandetta defende adiar eleições de 2020 para conter coronavírusVereadora Nely Aquino é o quarto caso do coronavírus na Câmara de BHCNJ recomenda autorização para uso de hidroxicloroquina apenas em pacientes gravesBolsonaro tem 'festinha' de aniversário no Palácio da Alvorada com familiaresSó um terço dos brasileiros acha que país está preparado para combater o COVID-19, aponta pesquisa'Sairemos juntos, fortes, como a China já está saindo', diz Moro sobre coronavírusLaboratórios ao redor do mundo tiveram resultados positivos em testes iniciais para uso de cloroquina e hidroxicloroquina contra o coronavírus. Logo, os remédios à base dessas substâncias ficaram em falta nas drogarias.
No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu que cloroquina e hidroxicloroquina só poderão ser vendidos sob receita médica. A medida é para evitar o rápido desabastecimento das drogas. Originalmente, as substâncias são prescritas para tratamento de artrite, lúpus e malária.