O governador Romeu Zema (Novo) anunciou na tarde desta terça-feira o recebimento de R$500 milhões de indenização paga pela Vale devido ao rompimento da barragem em Brumadinho para investimentos na saúde.
Até o momento, de acordo co o Governo de Minas, são 34.224 casos suspeitos para COVID-19 e 275 casos confirmados. 40 óbitos estão em investigação e dois foram confirmados.
Em pronunciamento, Zema disse que Minas Gerais contará com o reforço de R$500 milhões para prosseguir com as ações de suporte à saúde. Esse dinheiro é uma antecipação da indenização devida pela Vale oriunda de um bloqueio judicial relacionadas a ações que o estado move contra a mineradora pelo rompimento da barragem em Brumadinho.
O valor deve ser repassado, de acordo com ele, "em breve".
"Já solicitamos o recurso e a empresa concordou. Agora, só precisamos da liberação judicial", informou. Ele não revelou mais detalhes sobre a destinação do dinheiro.
Permanece o isolamento social
O governador ainda frisou que Minas Gerais foi um dos primeiros estados a dotar as medidas restritivas para conter a evolução da doença e, assim, deve ser mantido.
Ele afirma que a ação já proporcionou resultados positivos: "nossas medidas se mostraram assertivas até o momento - tendo em vista que proporcionalmente temos maior exito do que outros estados", disse.