Em meio a pandemia do novo coronavírus, muitos brasileiros que estão em outros países ainda lutam para retornar as suas casas. De acordo com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, 5,8 mil pessoas ainda precisam ser repatriadas.
Leia Mais
Governo anuncia repatriação de mais de 200 brasileiros que estão no MarrocosCoronavírus: Vale vai repatriar mais de 200 funcionários brasileiros em MoçambiqueCoronavírus: pesquisador mineiro repatriado acredita em recuperação da China e quer voltarNegociações, valores e 'DNA mineiro': os bastidores do nascimento do auxílio de R$ 600
De acordo com Ernesto Araújo, as companhias aéreas têm colaborado para resgatar os brasileiros que estão lá fora, assim como os consulados e as embaixadas.
Ainda assim, há aproximadamente 1,5 mil brasileiros em Portugal à espera de passagens para voltar para casa. O país europeu, conforme o último levantamento da Organização Mundial da Saúde, registra 7.443 casos confirmados e 160 mortes. De lá, já vieram cerca de 6 mil cidadãos do Brasil.
A principal dificuldade é o cancelamento dos voos comerciais pelas companhias aéreas. Com isso, o governo federal precisa fretar aeronaves para buscar os brasileiros que estão no exterior.
O primeiro voo desse tipo chegou ao Brasil na segunda-feira (30), decolado do Equador, onde uma delegação de nadadores paralímpicos estava há 16 dias. O retorno previsto para o dia 21 de março foi impossibilitado por causa do novo coronavírus.