Mais uma prefeitura em Minas Gerais resolveu flexibilizar decreto com previsão de retomada das atividades econômicas, apesar da pandemia do coronavírus. A partir desta segunda-feira (6), passa a valer decreto do prefeito de Nova Serrana, Euzébio Rodrigues Lago (MDB), autorizando a retomada de setores da economia, além dos relacionados a serviços essenciais (hospitais, segurança pública, abastecimento de alimentos e remédios).
Decreto municipal liberou o funcionamento de todo o comércio, da indústria – a cidade, localizada no Centro-Oeste mineiro, é importante polo calçadista do país –, academias, atividades religiosas, salões e barbearias, restaurantes e bares, além de feiras livres.
De acordo com a justificativa do decreto, a medida se fez necessária, “considerando que a paralisação total poderá gerar dificuldades econômicas tão grandes quanto as dos enfrentamento da COVID-19”.
Prevenção
O decerto do prefeito determina algumas regras para a retomada das atividades econômicas no município. Dentre elas, o distanciamento interpessoal de dois metros, uso de máscaras, manutenção de locais ventilados e higienização de locais e itens de uso comum, como maçanetas e bebedouros.
O decreto municipal mantém a proibição para shows, eventos culturais, esportivos e de lazer.
Zema
Nesta segunda-feira, o governador Romeu Zema (Novo) disse, em entrevista à Rádio Itatiaia, quando falou de pagamento dos salários dos servidores, que vem acompanhando a flexibilização do decreto de calamidade pública, assinado por ele, recomendando o isolamento social para conter a propagação do novo cononavírus.
Zema disse que o isolamento em cidades menores do estado poderia ser flexibilizado, com a retomada de suas respectivas atividades econômicas, já que nesses locais seria mais fácil controlar as aglomerações.