O presidente Jair Bolsonaro compartilhou nesta quarta-feira, 15, nas redes sociais, vídeo com ataques a medidas de isolamento social adotadas no combate à pandemia da COVID-19. Bolsonaro destacou o título do vídeo "Os sócios da paralisia", publicado originalmente pelo jornalista Guilherme Fiuza, em que é apresentada uma série de críticas ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e ao governador de São Paulo, João Doria (PSDB).
Leia Mais
Brasil descobre remédio com 94% de eficácia no combate à COVID-19, diz Marcos PontesCâmara Federal dá 30 dias para Bolsonaro mostrar resultados de testes para o coronavírusFormulador de estratégia contra a COVID-19 pede demissão do Ministério da SaúdeBolsonaro demite Mandetta do Ministério da SaúdeSupremo mantém proibição de entrevistas do esfaqueador de BolsonaroPossível substituto de Mandetta, Gabbardo se alinha ao discurso do governoA referência a Mandetta é uma declaração do ministro, na semana passada, de que para proteger a população que vive em favelas dominadas por criminosas será preciso dialogar. "Como se entra no morro em guerra para retirar uma senhora com sintomas? Saúde não é polícia", disse Mandetta ao Estado na semana passada.
No vídeo compartilhado por Bolsonaro, o jornalista cita ainda os impactos econômicos do isolamento, com o fechamento de pequenas empresas e previsão de queda 4% no Produto Interno Bruto (PIB) no Brasil.
Impasse
As recomendações de isolamento são o principal impasse entre Bolsonaro e Mandetta, que está com o cargo ameaçado desde a semana passada. O presidente defende a retomada da atividades econômicas acompanhada de um isolamento seletivo, voltado apenas para grupos de risco.