(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Bolsonaro: 'Brasil vive duas doenças: coronavírus e desemprego'

A declaração foi feita em entrevista concedida logo após a demissão do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta


postado em 16/04/2020 18:53 / atualizado em 16/04/2020 19:20

(foto: Reprodução/CNN)
(foto: Reprodução/CNN)
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou durante entrevista, nesta quinta-feira (16), que alguns nomes do Ministério da Saúde serão substituídos. A declaração foi feita logo após a demissão do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta. Bolsonaro também se referiu ao novo ministro da pasta, Nelson Teich. De acordo com o presidente, o Brasil vive “duas doenças, o coronavírus e o desemprego, e a ideia do novo ministro é exatamente combater as duas”.

Bolsonaro também falou sobre o isolamento social e afirmou que os governadores e prefeitos devem flexibilizar as medidas de quarentena. O presidente acredita que haverá manifestações populares”. Ele ainda disse que vai abrir mão de um decreto que pede o relaxamento das ações, mas que vai levar a discussão para Congresso Nacional, em forma de projeto de lei. 

O presidente também comentou o episódio em que uma mulher foi presa em praça pública após desrespeitar as medidas de quarentena em Araraquara (SP). “Isso foi um absurdo. Nunca mandaria prender ninguém em praça pública, muito menos uma mulher”, afirmou.

Jair Bolsonaro também falou sobre os tratamentos com uso de cloroquina. De acordo com o presidente, o remédio pode até não estar demonstrando "todo o efeito" que ele acreditou ser possível, mas que “não tem esse efeito colateral que todo mundo está falando”.

Ele finalizou a entrevista falando sobre o ministro da Economia Paulo Guedes. Questionado sobre a notícia de que muitos presidiários estavam solicitando o auxílio do governo para trabalhadores informais, Bolsonaro disse considerar um absurdo a situação. “Eles estão presos, têm comida, têm tudo. São cinco refeições por dia, mais do que muita gente tem aí.”

*Estagiária sob supervisão da editora Liliane Corrêa
 

O que é o coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia


Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

Gráficos e mapas atualizados: entenda a situação agora
Vitamina D e coronavírus: o que já sabemosCoronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)