O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) elegeu nesta quinta-feira o desembargador Gilson Soares Lemes como seu novo presidente. Os 134 desembargadores se reuniram na sede do TJMG para escolher quem ocupará a presidência até 2022.
Gilson Lemes, que irá substituir Nelson Missias na presidência do Judiciário mineiro, recebeu 81 votos, contra 51 obtidos pelo adversário, desembargador Leite Praça.
Questionado sobre o fato de assumir a presidência do TJ em uma época de grandes dificuldades trazidas pela pandemia, Lemes se mostrou otimista.
Questionado sobre o fato de assumir a presidência do TJ em uma época de grandes dificuldades trazidas pela pandemia, Lemes se mostrou otimista.
“Vamos assumir somente em julho e com certeza ainda estaremos enfrentando a pandemia. Mas ressalto que os nossos magistrados já estão trabalhando de forma remota e, neste período de pandemia, já produziram mais de 1,7 milhão de atos judiciais. Além disso, o TJMG está ajudando várias instituições, com um repasse superior a R$ 15 milhões oriundos de penas pecuniárias”, frisou o presidente eleito.
Além do presidente, foram eleitos José Flávio de Almeida para 1º vice-presidente, Tiago Pinto para 2º vice, Newton Teixeira Carvalho, para 3º vice. Agostinho Gomes de Azevedo será o novo Corregedor-Geral de Justiça. Os novos eleitos assumem os cargos a partir de 1º de julho.
Durante a reunião, quase todos usaram máscaras de proteção e álcool gel para higienização, além de manterem distância um dos outros.