O ex-presidente Michel Temer (MDB) divulgou na tarde desta sexta-feira (24) nota oficial sobre a demissão do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro. Sem citar nomes, Temer disse que o Brasil está "está atravessando a maior crise da sua história" e pediu "equilíbrio" e "responsabilidade".
Para o ex-governante, a crise está sendo maior porque inclui, além dos problemas sanitários com a COVID-19, a estagnação da economia. Ele afirmou que é necessário ter “união, solidariedade e muita energia" para enfrentar a pandemia.
Depois da saída anunciada por Sergio Moro, Michel Temer tornou-se “meme” nas redes sociais e grupos de WhatsApp. Um clipe com imagens de Temer foi produzido com a música Saudade do meu ex, da cantora Marília Mendonça, viralizou nas redes.
A saída de Moro ocorreu após desavenças com o presidente Jair Bolsonaro. A principal delas, a demissão do diretor-geral da Polícia Federal, delegado Maurício Leite Valeixo. Durante seu pronunciamento, o ex-ministro acusou Bolsonaro de tentar interferir em investigações da PF. Moro, relembrou que, ao aceitar o convite, em 2018, recebeu a garantia que teria “carta branca” para nomear seus auxiliares e autonomia total nas investigações da Polícia Federal.
Veja abaixo a íntegra da nota de Michel Temer:
NOTA À IMPRENSA
O Brasil está atravessando a maior crise da sua história. Sanitária, econômica e agora uma crise política. Para crise sanitária e econômica precisamos de união, solidariedade e muita energia. Para crise política as palavras chaves são equilíbrio e responsabilidade. Só assim sairemos maiores de todas elas.
Michel Temer
*Estagiária está sob supervisão do subeditor Eduardo Murta