Jornal Estado de Minas

SEM PROVA

Bolsonaro diz que isolamento social contra coronavírus foi 'inútil'

O presidente Jair Bolsonaro voltou a atacar governadores e afirmou, na noite desta quinta-feira (30/4), que o isolamento social contra o coronavírus foi "inútil". 

 

"Eu já disse, 70% da população vai ser infectada (pelo novo coronavírus). Pelo que parece, todo empenho para achatar a curva (de crescimento dos casos) foi inútil. Qual a consequência colateral disso? Desemprego. O povo quer voltar a trabalhar”, apontou.



 

A fala foi dita durante a tradicional live, sem que fossem apresentadas provas. Tanto o Ministério da Saúde quanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) adotaram o isolamento social como medida para conter o crescimento dos casos pelo vírus.

Caso não tivesse sido adotado, os números poderiam ser ainda piores. A medida também se mostrou eficaz comprovadamente na Itália e na França, que agora começam, aos poucos, um planejamento de afrouxamento.

 

Mais cedo, Bolsonaro também criticou governadores por conta das medidas de restrição e quarentena adotadas pelos mesmos e disse que os líderes estaduais não conseguiram diminuir a curva de transmissão do coronavírus.

 

"O Supremo decidiu que as medidas para evitar ou para fazer a curva ser achatada caberiam a governadores e prefeitos. Não achataram a curva. Governadores e prefeitos que tomaram medidas bastante rígidas não achataram a curva", apontou o presidente.