Conforme adiantado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nesse domingo (10), o governo incluiu algumas atividades na lista de ‘serviços essenciais’ durante o período de pandemia do coronavírus. Em entrevista coletiva na porta do Palácio da Alvorada, na noite desta segunda-feira (11), Bolsonaro revelou que academias, barbearias e salões de beleza entrariam no rol.
A inclusão das atividades foi publicada nesta noite, no Diário Oficial da União. Para o presidente, a abertura dos três tipos de comércio é questão de ‘saúde e higiene’. Os estabelecimentos, de acordo com o chefe do Executivo, funcionarão conforme as normas do Ministério da Saúde.
Leia Mais
Aras diz que só diálogos entre Bolsonaro e Moro devem ser divulgadosValeixo: Bolsonaro disse que queria diretor na PF com 'mais afinidade'Bolsonaro vai aumentar lista de serviços essenciaisDeputado vai apresentar projeto para anular decreto de Bolsonaro que amplia serviços essenciais'Estadão' recorre ao STF para obrigar Bolsonaro a divulgar exame de Covid-19Bolsonaro diz que atenderá Guedes '100%' e vetará reajuste de servidoresMourão: 'Emprego de Forças Armadas na Amazônia não pode ser por tempo indefinido'O presidente ainda tem mais algumas atividades em mente para incluir na lista, mas disse que vai esperar para anunciar. “Eu tenho na cabeça. Mas vamos esperar hoje para publicar as demais.”
Apesar da decisão, Bolsonaro voltou a frisar que “a decisão de fechar os comércios pertence aos respectivos governadores ou prefeitos, segundo decisão do Supremo Tribunal Federal.”
Nesse domingo, Bolsonaro conversou com alguns apoiadores na porta do Palácio da Alvorada e disse que incluiria alguns setores do comércio no rol de serviços essenciais.
"Amanhã (hoje) devo botar mais algumas profissões como essenciais. Vou abrir, já que eles não querem abrir, a gente vai abrindo aí", afirmou, na ocasião.
Entre as atividades listadas como ‘essenciais’, já tinham os serviços de construção civil e de atividades industriais, além de indústrias químicas e petroquímicas de matérias primas ou produtos de saúde, higiene, alimentos e bebidas e produção, transporte, entre outros.