Em meio à pandemia do novo coronavírus e sem a definição de um nome para o cargo do ministro da saúde, o Ministério da Saúde passa pela segunda reformulação da equipe após a saída do então ministro Nelson Teich. Enquanto militares se fazem cada vez mais presentes na pasta, um dos nomes ventilados para assumir a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos em Saúde (SCTIE) é o do empresário bilionário Carlos Wizard Martins.
Leia Mais
Ministério da Saúde chega a 25 militares nomeadosPresidente da ALMG critica atos com 'pautas antidemocráticas e avessas à liberdade'Segundo informações dos bastidores do ministério, mesmo antes de ser nomeado secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos em Saúde, Wizard já realiza reuniões internas com a equipe.
O empresário também divulgou foto de um encontro com o ministro-chefe da Casa Civil, Braga Netto, nas redes sociais – onde ainda tem fotos com o presidente Jair Bolsonaro, com a primeira-dama, Michelle Bolsonaro; com o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), com a ministra Damares Alves e outras personalidade políticas do Brasil.
No Instagram, Wizard se define como empresário, palestrante e autor dos livros Desperte o milionário que há em você!, Sonhos não tem limite e Do zero ao milhão". O empresário é fundador da Wizard, rede de escolas de idiomas, e presidente do grupo Sforza, conglomerado de mais de 15 empresas, como Mundo Verde, Pizza Hut e outras.
Sem secretário
O último gestor da SCTIE foi o professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Antonio Carlos Campos de Carvalho, um dos poucos nomes indicados por Teich.
O médico pediu demissão do cargo que ocupava e foi desligado oficialmente da pasta em 22 de maio. A exoneração publicada no Diário Oficial foi assinada pelo chefe da casa civil, general Braga Netto.
De acordo com o site do Ministério da Saúde, a SCTIE "é responsável por formular e implementar políticas nacionais de ciência, tecnologia e inovação em saúde, assistência farmacêutica e fomento à pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de saúde".