O Facebook marcou como 'informação falsa' uma publicação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), nesta segunda-feira. O post contém uma frase atribuída a Winston Churchill, mas que nunca foi dita pelo ex-primeiro ministro britânico.
Leia Mais
Fake News: Winston Churchill não disse frase sobre antifascistas compartilhada por Eduardo e Flávio BolsonaroJustiça manda bolsonaristas apagarem fake news que associavam Jean Wyllys a Adélio BispoPF confirma que Carlos Bolsonaro atua como articulador em esquema de notícias falsasTwitter suspende perfil de grupo que divulgou dados de Bolsonaro e filhos
Quem clica na imagem é direcionado para uma outra janela, que contém a mensagem: Conclusão: Falso. As alegações principais nessas informações são factualmente imprecisas. Verificação de fatos de Agência Lupa.
Há um link para uma matéria da agência de verificação de fatos Lupa, que desmente Eduardo Bolsonaro, com os seguintes fundamentos:
"A informação analisada pela Lupa é falsa. A Sociedade Internacional Churchill, uma organização criada para preservar a memória e o legado do ex-primeiro ministro britânico, afirmou, em nota, que ele nunca fez essa afirmação. “Essa frase algumas vezes é atribuída a Winston Churchill, mas na verdade não foi dita por ele”, afirmou o diretor-executivo interino da entidade, Lee Pollock.
Ainda de acordo com a Lupa, esse boato já havia sido desmentido em 2018. "Em 7 de agosto daquele ano, Gregg Abbott, governador do Texas, nos Estados Unidos, tuitou um meme com essa frase e uma imagem de Churchill. A desinformação foi compartilhada também pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e pelo senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ)".