O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso se manifestou sobre o ataque de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao Supremo Tribunal Federal (STF), no último sábado. Para FHC, o protesto é antidemocrático.
Fernando Henrique Cardoso também “mandou um recado” aos diversos pedidos de “intervenção militar” feitos por bolsonaristas em variadas oportunidades em protestos pró-governo. FHC disse que militares são cidadãos e que devem obediência à Constituição Federal como todos os brasileiros.
“Minha solidariedade ao STF é total. Os fogos vistos no YouTube e a voz tremebunda atacando-o são contra a democracia. Gritemos: não ao golpismo! Os militares são cidadãos : devem obediência à Constituição como todos nós. Defendamos juntos Brasil, povo e lei, antes que seja tarde”, publicou o ex-presidente.
Na noite do último sábado, integrantes do grupo “300 do Brasil”, liderado pela ativista Sara Winter, se reuniram na Praça dos Três Poderes e atiraram fogos de artifício em direção ao prédio do STF. O ato foi uma reação pela Polícia Militar ter retirado o acampamento dos bolsonaristas da Esplanada dos Ministérios, por determinação do governador Ibaneis Rocha (MDB). Neste domingo, um homem foi preso acusado de soltar os artefatos no edifício.