O presidente Jair Bolsonaro inaugurou, na manhã desta sexta-feira (26), um dos trechos da obra de transposição do Rio São Francisco. Em Penaforte (CE), o chefe do Executivo acionou a comporta que permitiu a chegada das águas do Velho Chico ao território cearense.
Governador do Ceará se recusa a inaugurar obra ao lado de Bolsonaro
Leia Mais
Governador Camilo Santana recusa convite para estar com Bolsonaro no CearáWassef: 'Queiroz seria executado' e tentariam incriminar família BolsonaroAto contra Bolsonaro reúne Huck, Marina, Ciro e HaddadBrasil realiza o 'milagre das águas' no Rio São FranciscoO Velho Chico feliz com rios bem cheios com as chuvas acima da médiaPosts enganam ao exaltar Bolsonaro pela transposição do Rio São Francisco"A recomendação desde o início do governo (é) que não deixaríamos nenhuma obra parada. Isso faz parte de um compromisso nosso. A gente fica muito feliz em trazer a água para quem precisa", comentou Bolsonaro, durante o evento. "Vai ajudar na agricultura e levar água para o cidadão nordestino. É uma novela que está chegando ao fim", completou o presidente.
Segundo o governo, o Projeto de Integração do Rio São Francisco soma 477 quilômetros de extensão e é o maior empreendimento hídrico do país. Quando todas a estruturas e sistemas complementares nos estados estiverem em operação, cerca de 12 milhões de pessoas em 390 municípios diferentes serão beneficiadas.
Além do Eixo Norte, há o Eixo Leste. Quando estiver pronto, o canal levará a água do Velho Chico ao Rio Paraíba para abastecer reservatórios em Pernambuco e na Paraíba.