O ex-deputado federal e ex-presidenciável Alfredo Sirkis, 69, morreu nesta sexta-feira, após sofrer um acidente de carro na BR-493, na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. A informação foi dada, inicialmente, pelo portal SRZD. O acidente foi confirmado pelo G1 junto ao Corpo de Bombeiros.
Leia Mais
Bolsonaro convida pastor Milton Ribeiro para EducaçãoIrmã de Toffoli é investigada por contratação de funcionários fantasmasSecretário-executivo do Ministério da Saúde expulsa garçom em live; veja vídeoNa última segunda-feira, o Estado de Minas publicou entrevista exclusiva com Sirkis. Na conversa com a repórter Mariana Peixoto, ele falou sobre seu mais recente livro: “Descarbonário”, da editora Ubook.
Na obra, o ex-parlamentar relata sua trajetória desde os anos 1960, quando participou ativamente de movimentos de resistência ao regime militar.
Biografia
Ao lado de outros ambientalistas, como Carlos Minc — ex-ministro do Meio Ambiente no governo Lula — e Fernando Gabeira, Sirkis ajudou a fundar o Partido Verde (PV). Pela legenda, foi candidato à presidência da República em 1998. Com 0,31% dos votos, terminou a disputa, vencida por Fernando Henrique Cardoso (PSDB), em sexto lugar. Tentou, também sem sucesso, se eleger prefeito da capital fluminense em 2000.
Vereador do Rio de Janeiro por quatro mandatos, esteve na Câmara Federal entre 2011 e 2015. Durante o mandato, acompanhou Marina Silva e deixou o PV rumo ao PSB.