Jornal Estado de Minas

ENTREVISTA

Mandetta elogia gestão de Kalil durante a pandemia: 'Pautando necessidade de se cuidar'

O ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM), fez menção ao combate à pandemia do novo coronavírus em Belo Horizonte, conduzida pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD). O ex-chefe da pasta disse que torce para Minas Gerais se sair bem da pandemia e elogiou o prefeito de BH.





"O prefeito de Belo Horizonte está pautando a necessidade de se cuidar. Torço muito por Minas. Minas vai diminuir a quantidade de mortos", afirmou o médico esta manhã, em entrevista à Rádio Itatiaia.

Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), divulgados nessa quarta-feira, 1.732 pessoas morreram no estado devido às complicações causadas pela COVID-19, enquanto 82.010 pessoas testaram positivo. BH tem 12.231 casos confirmados da doença e 297 óbitos.

Por sua vez, a gestão do ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, foi criticada pelo médico - em que pese suas ponderações a respeito das peculiaridades que tornam o enfrentamento da COVID-19 no Brasil mais complexa em relação aos países europeus.

"O Brasil é um continente. Teremos uma epidemia com diferentes  momentos. Algumas regiões já terminando a fase de transmissão e óbitos. Outras, em fase ascendente, como Minas e Centro Oeste. Outras em fase de queda. (...) Mas não estou vendo uma gestão de saúde do ministerio da Saúde. Vejo ausência total do governo federal", avaliou.