O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), ironizou uma postagem do ex-ministro da Educação Abraham Weintraub no Twitter nesta quinta-feira (16). No post, o ex titular do MEC publicou uma foto de um boneco que faz referência ao super-herói Homem de Ferro e aparece com o seu rosto. Na caixa do brinquedo está escrito “Ministro de Ferro”.
Leia Mais
Oposição é fiel da balança na sucessão de Maia'Prefiro que a gente não amplie essa polêmica, diz Maia, sobre Gilmar MendesMaia diz querer construir texto melhor do que o do Senado no PL das Fake News'Não esperem barulho': Salário de Weintraub será 3 vezes maior no Banco MundialAbraham Weintraub é confirmado como diretor do Banco MundialItamaraty pediu visto para Weintraub entrar nos EUA com dados de passaporte diplomáticoBolsonaro assiste a live de Lacombe, Caio Coppola e Alexandre Garcia"Estão analisando a viabilidade do brinquedo. Evita que seu filho vire comunistinha de cabelo roxo e piercing no mamilo", escreveu Weintraub.
Em tom de provocação, Maia alfinetou o ex-ministro: “"Será que o compliance do Banco Mundial já viu esse tuíte?”, ironizou o presidente da Câmara.
Compliance é o termo usado para resumir o manual de conduta desejado pelo empregador ou direção de uma empresa.
Entenda
Logo após ser exonerado do MEC, Weintraub saiu do Brasil para ocupar um cargo na diretoria no Banco Mundial. Apesar de ser indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), a associação de empregados do banco enviou uma carta para a Comissão de Ética da instituição de fomento criticando a escolha de Weintraub. Isso porque, o ex-ministro é investigado no inquérito que apura ofensas ao Supremo Tribunal Federal (STF), além de ter feito declaraçoes xenofóbicas contra chineses.
*Estagiária sob supervisão da editora-assistente Vera Schmitz