Jornal Estado de Minas

PANDEMIA

Vice-líder de Zema é o terceiro deputado estadual a testar positivo para a COVID-19

Mapa informativo que mostra a situação de Minas Gerais com o COVID-19 (foto: Mapa informativo que mostra a situação de Minas Gerais com o COVID-19)
O vice-líder do governo de Romeu Zema (Novo) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Guilherme da Cunha (Novo), foi diagnosticado com o novo coronavírus. O parlamentar, que começou a perceber os sintomas da doença no último sábado, fez o teste nesta terça. O resultado positivo foi confirmado nesta quinta-feira, ao Estado de Minas, pela assessoria de comunicação do parlamentar.


Cunha é o terceiro deputado estadual mineiro a testar positivo para a COVID-19 em menos de uma semana. O primeiro deles, no sábado (11), foi o vice-presidente do Parlamento, Antonio Carlos Arantes (PSDB). Nessa quarta-feira (15), João Vítor Xavier (Cidadania), também confirmou estar com a infecção.

O deputado do Novo não apresenta quadro grave da doença. Ele está em isolamento domiciliar desde sábado. "Estou com os sintomas clássicos da COVID-19, que incomodam bastante, mas sem nenhum problema respiratório, o que me tranquiliza", declarou, à reportagem. Ele segue trabalhando de casa.

Colega está assintomático


Pré-candidato à Prefeitura de Belo Horizonte, João Vítor não apresenta sintomas da virose e cumpre a quarentena em casa.

“Estou normal, graças a Deus estou bem. Minha esposa teve os sintomas, ela constatou, aí fiz o mesmo processo. Já estava separado dela desde a última sexta-feira, e desde que saiu o (resultado do teste) dela, o médico me orientou a fazer o exame. Estou absolutamente normal. Não tenho ido à Assembleia, mas continuarei trabalhando. Na rádio (Itatiaia) também seguirá a mesma situação: por enquanto não vou parar, tenho aparelhagem para trabalhar de casa. Vamos torcer e cuidar para passar logo”, disse, nessa quarta.


Pelo Facebook, Arantes também se manifestou sobre as agruras impostas pela doença. “O difícil é ficar aqui, dentro de um quarto, isolado, como estou. Mas faz parte”, lamentou.

Coronavírus no Legislativo


Na semana passada, o EM mostrou que o número de casos da COVID-19 na Assembleia preocupava alguns servidores da Casa. Nesta quinta, o presidente do Parlamento, Agostinho Patrus (PV), anunciou que a última votação do semestre — a da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o próximo ano — vai ocorrer nesta sexta.

A análise de proposições só voltará a ocorrer em agosto, após o recesso parlamentar.