Pesquisa divulgada nesta segunda-feira mostra que o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem 45% de reprovação. O percentual de pessoas com percepção negativa do governo caiu com relação ao último levantamento, realizado em 20 de junho. No mês passado, a quantidade de pessoas classificavam o governo como ruim e péssimo era de 48%.
A aprovação do governo (entrevistados que classificam a atuação de Bolsonaro como ótima e boa) subiu de 28% no mês de junho para 30% em julho.
A melhora do desempenho de Bolsonaro pode estar relacionada ao auxílio emergencial de R$ 600 pago pelo governo em função da pandemia do coronavírus.
A melhora do desempenho de Bolsonaro pode estar relacionada ao auxílio emergencial de R$ 600 pago pelo governo em função da pandemia do coronavírus.
Efeitos da rachadinha
A pesquisa foi realizada pela empresa de assessoria de investimentos XP e pelo Instituto de Pesquisas Sociais, políticas e econômicas (Ipespe). Foi a primeira depois da prisão de Fabrício Queiroz, ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho do presidente.Entre os entrevistados, 35% acham que a continuidade das investigações sobre o suposto esquema de rachadinha, em que Flávio e Queiroz estariam envolvidos, irá afetar muito o governo do presidente Bolsonaro.
Leia Mais
Flávio Bolsonaro nega ter sido avisado sobre operação Furna da onçaBolsonaro defende uso de medicamentos sem necessidade de seguir a bulaMedo de Sérgio Moro levou Centrão a apoiar BolsonaroBolsonaro ainda está com COVID-19, revela terceiro exame feito pelo presidenteApenas deputados bolsonaristas votam contra a PEC do Fundeb; veja os nomesForam realizadas 1.000 entrevistas de abrangência nacional, nos dias 13, 14 e 15 de julho. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.