Jornal Estado de Minas

CORONAVÍRUS NO BRASIL

Após três testes positivos, Bolsonaro afirma que novo exame deu negativo para COVID-19

Na manhã deste sábado, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que foi submetido a um novo teste para COVID-19. O resultado, de acordo com o chefe do Executivo, foi negativo. Ele havia passado por outros três exames nas últimas semanas, com sinal positivo para o coronavírus em todos eles.





O presidente estava em isolamento desde o dia 7 de julho, quando foi anunciado o resultado positivo para a COVID-19. De lá para cá, Bolsonaro passou por dois exames - o último na terça-feira -, nos quais constaram que o chefe do Executivo ainda estava infectado.

A expectativa é que Bolsonaro volte a despachar presencialmente. Nesta semana, em conversa com apoiadores, o presidente afirmou que voltaria a trabalhar normalmente quando o resultado constasse negativo. Ele ainda disse que sua próxima viagem pós-recuperação seria para o Piauí.

Durante o tempo em que esteve em isolamento, Bolsonaro fez uma ampla divulgação da hidroxicloroquina, mesmo sem a substância ter eficácia comprovada em pesquisas. Nesta semana, logo após divulgar que continuava infectado pela COVID-19, o presidente foi até o jardim do Palácio da Alvorada e mostrou uma caixa do medicamento para uma das emas que ficam no local.

Mas nem tudo foi isolamento. Mesmo infectado pelo coronavírus, Bolsonaro passeou de moto em uma área externa do Palácio da Alvorada na quinta. Ao encontrar alguns profissionais da limpeza, o presidente, que estava sem máscara, parou e conversou com eles.