(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Fraude

Governador do Piauí e primeira-dama são alvos de operação da PF

A investigação desta segunda-feira é desdobramento de uma outra deflagrada em 2018


27/07/2020 08:47 - atualizado 27/07/2020 08:59

(foto: Wikipédia)
(foto: Wikipédia)

A Polícia Federal realizou buscas na casa do governador Wellington Dias (PT), no gabinete da primeira-dama Rejane Dias (PT), em Brasília, em empresas e na casa do irmão da deputada, e na sede da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), em Teresina, para investigar a suspeita de um esquema criminoso para fraudar licitações de transporte escolar.

A operação desta segunda-feira é desdobramento de uma outra batizada de Topique, deflagrada em 2018. Segundo a Policia Federal, o governo do estado continuou contratando as empresas suspeitas, mesmo depois das fases anteriores da investigação.

A primeira fase da Operação Topique cumpriu mandados na sede da Seduc e em outros 39 locais. Na segunda fase, batizada Operação Satélite, os policiais federais fizeram buscas no Palácio de Karnak, sede do governo estadual, e novamente na Seduc.

De acordo com a PF, entre os anos de 2015 e 2016, servidores da cúpula administrativa da Seduc teriam se associado a empresários do setor de locação de veículos e desviado, no mínimo, R$ 50 milhões de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica - Fundeb - e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar - PNATE.

O dinheiro teria sido desviado através de pagamentos superfaturados em contratos de transporte escolar. O resultado prático, que chegava até os estudantes, era um transporte escolar sem qualidade e segurança.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)