O ex-ministro e deputado federal Osmar Terra (MDB) reproduziu, em seu perfil em uma rede social, uma notícia falsa sobre o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD). A publicação compartilhada pelo político mostra um vídeo, de 13 de julho de 2018, do chefe do Executivo municipal almoçando em um restaurante como se fosse atual.
Leia Mais
BH: Associação de bares cobra reabertura; secretário atribui negativa a números da COVID-19Novo protocolo da PBH prevê mais espaço nas calçadas para bares e restaurantesReabertura de bares: PBH amplia para 70 as ruas que poderão ser fechadas, diz sindicato Osmar Terra atribui à 'vacinação natural' queda de casos de COVID-19 no AMCom COVID-19, Osmar Terra está na UTI e tem grave inflamação nos pulmões, diz jornalEm posse de Pazuello, Bolsonaro prestigia Osmar Terra, que errou todas as previsões sobre a COVID-19: 'Temos couro duro'Carlos Viana: Kalil é candidato natural ao governo de Minas em 2022A falsa notícia tem relação com o impasse, envolvendo os comerciantes e a Prefeitura de Belo Horizonte sobre a reabertura do comércio na capital mineira – fechado, em sua maioria, desde 20 de março em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2).
O vídeo em questão mostra uma discussão entre Kalil e o hoje deputado estadual Bernardo Bartolomeu (Novo), mais conhecido como Bartô. Na ocasião, Bartô era pré- candidato a uma vaga na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e questionava o prefeito sobre o gasto no fretamento de aeronaves para viagens do procurador-geral do município, Tomáz de Aquino Resende, a Brasília.
Outro ponto falso da publicação é o local informado. O vídeo não foi gravado em Nova Lima, na região metropolitana da capital, mas sim em um estabelecimento no Bairro de Lourdes, na Região Centro-Sul de BH.
Polêmica com Kalil
Em julho de 2018, ainda em campanha eleitoral, Bartô se envolveu em uma discussão com Kalil, em um restaurante. Ele cobrava do chefe do Executivo da capital mineira uma suposta viagem a Brasília, arcada com dinheiro público, com gastos de aproximadamente R$ 60 mil.
“Eu estava questionando o prefeito sobre um gasto, que eu achava inaceitável. Foi um episódio que muita gente me chamou de oportunista. Realmente, eu publiquei na minha página, mas eu não trabalhei minha campanha em cima dessa questão. Não xinguei o Kalil. Eu fui educado. Me apresentei e falei que eu estava ofendido por ter sido chamado de quem se preocupa com dinheiro público”, explicou o parlamentar à Rádio Itatiaia na época do ocorrido.
Impasse do comércio
Em 20 de julho, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Minas Gerais (Abrasel/ MG) conseguiu na Justiça uma liminar para a reabertura desses estabelecimentos em BH.
Ainda na ação, o juiz Wauner Batista Ferreira acionou o Ministério Público e a Câmara de BH para que o prefeito Alexandre Kalil fosse investigado por “atos de improbidade administrativa” e por “legislar por decretos”, ao se referir ao atual decreto que não permite o funcionamento de atividades não essenciais, entre elas bares e restaurantes.
Mas, dois dias após conseguir a liberação de funcionamento desses segmentos, a PBH derrubou a liminar concedida a Abrasel. Desde então, os estabelecimentos continuam fechados na capital.
*Estagiário sob supervisão da editora-assistente Vera Schimitz
O que é o coronavírus
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp
Como a COVID-19 é transmitida?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?
Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.
Vídeo explica porque você deve aprender a tossir
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.
Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
- O que é o pico da pandemia e por que ele deve ser adiado
- Veja onde estão concentrados os casos em BH
-
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
-
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
-
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás