A corrida pela Prefeitura de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, promete ter ferrenha disputa entre ex-aliados. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto F5 Atualiza Dados, encomendada pela TV Alterosa, o atual chefe do Executivo, André Merlo (PSDB), tem 20,87% das intenções de voto. Ele é seguido de perto pelo vice-prefeito e antigo parceiro, Dr. Luciano (PSC), que soma 14,02%.
Leia Mais
Eleição para prefeito de Nova Serrana terá disputa acirrada, mostra levantamentoPrefeito que assumiu em abril lidera disputa em Varginha, no Sul de MinasPesquisa aponta cenário de indefinição para Prefeitura de BarbacenaCorrida pela Prefeitura de Divinópolis tem ex-deputados na pontaEm busca da reeleição, Junynho Martins lidera disputa pela Prefeitura de Ribeirão das NevesEm quarto, está Coronel Lacerda (PSL), com 5,18%. Em 2018, Lacerda tentou chegar ao Senado por outra legenda, o PPL. A vereadora Rosemary Mafra (PSB) ocupa a quinta posição, com 2,84% das intenções, mesmo percentual de Rui Silva (PSD). Coronel Miranda (PRTB) tem 2%.
Indecisão em alta
Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados nomes de possíveis concorrentes, os indecisos também predominam: 73,79% ainda não sabe em quem podem votar. As manifestações de voto em branco ou nulo são 16,53% do total.
A pré-candidatura mais citada pelos entrevistados é, justamente, a do prefeito André Merlo, com 5,68% das menções. Leonardo Monteiro, por sua vez, é dono de 1,67% delas. Os outros alvos da pesquisa estimulada não atingiram 1% de intenção no levantamento espontâneo. Mencionados, também, Morango e José Assis.
De acordo com Domilson Coelho, diretor-executivo da F5, a disputa em solo valadarense promete ser bastante acirrada.
“Temos que esperar o desenrolar da campanha. Não há como assegurar o favoritismo de ninguém. Há 23,5% de indecisos e eles estão tecnicamente empatados. É preciso levar em consideração, também, que Leonardo Monteiro está “colado” no segundo lugar, tecnicamente empatado com Dr. Luciano”, projeta.
A pesquisa
O levantamento foi feito entre os dias 8 e 9 de agosto, com margem de erro de 4%, de acordo com a F5 Atualiza Dados. Foram ouvidos 599 habitantes da cidade. O pleito deste ano acontecerá em 15 de novembro (primeiro turno). Por ter, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de 213,8 mil eleitores, Valadares terá segundo turno (agendado para 29 de novembro) caso nenhum dos postulantes atinja, no pleito inicial, mais de 50% dos votos válidos.