O ex-deputado federal mineiro Caio Narcio, do PSDB, morreu neste domingo. Ele estava internado no Hospital das Clínicas, em São Paulo. O político contraiu o novo coronavírus — o que acarretou em problemas pulmonares. Caio foi hospitalizado em julho, após um episódio convulsivo.
O sepultamento vai acontecer em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, no cemitério Parque dos Buritis, nesta segunda-feira (17). Em função da pandemia, a cerimônia será restrita a 10 pessoas e seguirá os protocolos oficiais da saúde, com a presença apenas dos familiares mais próximos.
O ex-parlamentar teve a convulsão em virtude da meningoencefalite. A doença consiste em um processo inflamatório que afeta o cérebro e as meninges. Segundo o presidente do PSDB em Minas Gerais, Paulo Abi Ackel, Caio foi diagnosticado com a COVID-19 enquanto se tratava.
Com muita tristeza que recebemos a notícia da perda prematura do nosso ex deputado federal, o jovem e amigo Caio Narcio. Caio nos deixa muitos exemplos: luta e companheirismo. De bom caráter e boa índole é uma grande perda a vida pública! Nosso especial abraço a Narcio Rodrigues.
%u2014 PSDB %uD83C%uDDE7%uD83C%uDDF7 (@PSDBoficial) August 16, 2020
Em 2018, quando era parlamentar, Caio Narcio também foi internado por conta da
meningoencefalite. Ele ficou no Congresso Nacional entre 2015 e janeiro do ano passado.
Seu pai, Nárcio Rodrigues, também representou Minas Gerais na Câmara do Deputados. Ele foi secretário de Estado durante o governo Antonio Anastasia.
Ao Estado de Minas, Abi Ackel, que é deputado federal, manifestou tristeza com a morte do colega. "Perde o Triângulo Mineiro, terra natal dele, o Brasil e a família. Era uma pessoa muito devotada à vida pública, um político dedicado e um excelente parlamentar", disse.
Pelas redes sociais, o presidente nacional da legenda, Bruno Araújo, lamentou o óbito do correligionário.
"Perdemos hoje esse jovem líder e amigo: Caio Narcio. Deixa-nos lições de coragem, companherismo e compromisso com a vida pública. Foi uma honra estarmos juntos num dos momentos mais importantes da história recente do país", postou.
Em nota, a família de Caio Narcio agradeceu "a todos os amigos que neste momento tão doloroso se manifestaram e ofereceram seu apoio". "A boa energia de cada um ajuda a amenizar a dor dessa perda tão profunda", informa o texto.
Biografia
Caio Narcio se credenciou ao Congresso Nacional na eleição de 2014, quando recebeu 101.040 votos. No Parlamento, chegou a presidir a Comissão de Educação. No último pleito, obteve 40.832 votos e não conseguiu a reeleição. Atualmente, ele ocupava o posto de assessor da presidência nacional e mantinha empresa de comunicação estratégica e gestão tecnológica.
Formado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Caio foi presidente da ala jovem do PSDB.