Um estudo divulgado nesta segunda-feira pelo Instituto Paraná Pesquisas revela que 78,1% dos brasileiros querem a continuidade da Operação Lava Jato. A pesquisa foi publicada na véspera do dia em que Deltan Dallagnol, líder da força-tarefa em Curitiba, seria julgado pelo Conselho Nacional do Ministério Público.
Leia Mais
Dallagnol: Lava Jato menosprezou dimensão das ações envolvendo Lula, diz procuradorSérgio Moro defende permanência de Deltan Dallagnol na Lava-JatoPodemos pede a Aras prorrogação da Lava Jato: 'a limpeza ainda não acabou'Ministro do STF 'limpa' a ficha de Deltan na véspera de julgamento no CNMPO instituto avaliou, também, a visão dos brasileiros sobre o ambiente político para os trabalhos da Lava Jato durante o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Para 30,1% dos entrevistados, Bolsonaro melhorou o clima para condução da operação. Já 35,4% entendem que o ambiente é o mesmo dos governos anteriores, enquanto 27,9% consideram que o atual governo piorou o cenário para a Lava Jato.
Bolsonaristas
No fim de julho, apoiadores de Jair Bolsonaro receberam o presidente no município de São Raimundo Nonato-PI aos gritos de “fim do Lava Jato”.
Bolsonaro foi à cidade para uma cerimonia de entrega do novo sistema de abastecimento de água para a população.
O presidente estava acompanhado do senador Ciro Nogueira, presidente do PP, um dos partidos do Centrão.
Bolsonaro foi à cidade para uma cerimonia de entrega do novo sistema de abastecimento de água para a população.
O presidente estava acompanhado do senador Ciro Nogueira, presidente do PP, um dos partidos do Centrão.
Nogueira é réu no Supremo Tribunal Federal, julgado pela suposta prática de organização criminosa, no esquema que ficou conhecido como ‘quadirlhão do PP’. Ele foi apoiador do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em 2017, Ciro Nogueira afirmou, em entrevista à TV Meio Norte, que considerava Bolsonaro “fascista”, “preconceituoso” e sem capacidade de governar (veja o vídeo abaixo).
“O Bolsonaro eu tenho muita restrição porque é um fascista. Ele tem um caráter fascista, preconceituoso. É muito fácil você ir para a televisão dizer que vai matar bandido. É um discurso muito fácil, mas isso não é para presidente da República. O Bolsonaro não tem capacidade de governar. Ele nunca geriu nada”, declarou o senador.
A pesquisa
De acordo com o Instituto Paraná Pesquisas, o universo das estatísticas abrange a população brasileira. Foi utilizada uma amostra de 2.260 pessoas, divididos por sexo, faixa etária, escolaridade, nível econômico e posição geográfica. O trabalho de levantamento de dados foi realizado por meio de entrevistas telefônicas com habitantes com 16 anos ou mais em 26 estados e Distrito Federal e em 242 municípios brasileiros entre os dias 11 e 15 de agosto de 2020.
A entidade afirma que essa amostra representativa do Brasil atinge um grau de confiança de 95% para uma margem de erro de estimada em aproximadamente 2% para os resultados gerais.