Jornal Estado de Minas

FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL

'Adoraria explorar Amazônia com os EUA', disse Bolsonaro a Al Gore, em Davos

Uma cena do documentário alemão “O fórum”, que mostra os bastidores do Fórum Econômico Mundial de Davos de 2019, mostra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em um diálogo com Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos. Nas imagens, que viralizaram nas redes sociais, Bolsonaro diz querer explorar os recursos da Floresta Amazônica com os Estados Unidos.





O registro foi publicado nesta segunda-feira (24) pelo doutor em ciência política Guilherme Casarões no Twitter.


Nas imagens, é possível ver o americano indo em direção a Bolsonaro, que está acompanhado de um tradutor. Ao falar com o presidente, Al Gore cita o nome de Alfredo Sirks, político que ajudou a fundar o Partido Verde (PV). Bolsonaro por sua vez, responde que o deputado federal “foi seu inimigo no passado durante a luta armada".

Claramente desconfortável, o ex-vice-presidente dos EUA tenta “melhorar” a situação e diz que falou com o presidente sobre a pessoa errada. Então, Bolsonaro responde “Tudo bem” e acrescenta “a história do regime militar no meu país é mal contada”.

Ao falar sobre a Amazônia, Gore diz que gostaria de conversar com Bolsonaro sobre o bioma e obtém como resposta a frase: “Temos muita riqueza na Amazônia e eu adoraria explorar essa riqueza com os Estados Unidos”. Mais uma vez constrangido, o ex-vice-presidente americano responde que não está certo se entendeu a frase bem.
 

Entenda 


Albert Arnold "Al" Gore Jr. é jornalista, ecologista e político norte-americano. Ele foi vice-presidente entre 1993 e 2001, no governo Bill Clinton. O político é um ativista ecológico, tendo escrito três livros sobre o assunto.
 
*Estagiária sob supervisão da editora-assistente Vera Schmitz