Uma cena do documentário alemão “O fórum”, que mostra os bastidores do Fórum Econômico Mundial de Davos de 2019, mostra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em um diálogo com Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos. Nas imagens, que viralizaram nas redes sociais, Bolsonaro diz querer explorar os recursos da Floresta Amazônica com os Estados Unidos.
Leia Mais
'Deixa isso pra lá', afirma Mourão sobre ataques de Bolsonaro à imprensaDoria a Bolsonaro: 'Nem o senhor nem ninguém vai ameaçar a democracia do Brasil'Bolsonaro sobre eficácia da hidroxicloroquina: 'Eu sei que não tem comprovação científica'CNMP pune procuradora que chamou Bolsonaro de 'lixo'Nas imagens, é possível ver o americano indo em direção a Bolsonaro, que está acompanhado de um tradutor. Ao falar com o presidente, Al Gore cita o nome de Alfredo Sirks, político que ajudou a fundar o Partido Verde (PV). Bolsonaro por sua vez, responde que o deputado federal “foi seu inimigo no passado durante a luta armada".
Claramente desconfortável, o ex-vice-presidente dos EUA tenta “melhorar” a situação e diz que falou com o presidente sobre a pessoa errada. Então, Bolsonaro responde “Tudo bem” e acrescenta “a história do regime militar no meu país é mal contada”.
Ao falar sobre a Amazônia, Gore diz que gostaria de conversar com Bolsonaro sobre o bioma e obtém como resposta a frase: “Temos muita riqueza na Amazônia e eu adoraria explorar essa riqueza com os Estados Unidos”. Mais uma vez constrangido, o ex-vice-presidente americano responde que não está certo se entendeu a frase bem.
Entenda
Albert Arnold "Al" Gore Jr. é jornalista, ecologista e político norte-americano. Ele foi vice-presidente entre 1993 e 2001, no governo Bill Clinton. O político é um ativista ecológico, tendo escrito três livros sobre o assunto.
*Estagiária sob supervisão da editora-assistente Vera Schmitz