Três políticos confirmaram nesta segunda-feira suas candidaturas à Prefeitura de Belo Horizonte, nas Eleições 2020. Áurea Carolina (PSOL), João Vitor Xavier (Cidadania) e Marcelo Souza e Silva (Patriota). Os anúncios foram realizados em convenções partidárias.
A convenção online do Patriota para lançamento da candidatura de Marcelo Souza e Silva foi realizada no Mercado Central, no período da tarde. Marcelo é graduado em Administração de Empresas e em Ciências Contábeis. Tem 54 anos e preside a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte desde 2019. O partido ainda não oficializou quem será o vice.
Após a convenção, Marcelo falou sobre quais são as prioridades de seu programa. “Temos conhecimento do que é a cidade e quais são as prioridades. A primeira é voltar a dignidade das pessoas. A autoestima do cidadão está muito para baixo. A outra é acolhimento. Queremos conversar mais, buscar solução dos problemas o mais rápido possível. O ponto principal é a retomada da economia, que precisa ser feita de forma rápida e articulada com os governos federal e estadual”, declarou, em entrevista ao Estado de Minas.
À noite, o PTB anunciou apoio a João Vitor Xavier, que concorrerá à PBH pelo Cidadania. O evento foi realizado na sede do PTB, no bairro Barro Preto, região Centro-Sul de Belo Horizonte. Jornalista e advogado, João Vitor tem 38 anos foi eleito deputado estadual em 2010 e reeleito em 2014 e 2018.
Já na convenção, o candidato deixou claro que uma de suas bandeiras na campanha será a da segurança pública. “É uma união por ideias, por propostas. Além disso, o PTB tem um número de policiais muito importante no corpo do partido, por isso trouxeram informações essenciais para nosso plano de governo para a segurança pública”, afirmou.
A convenção do PSOL para lançamento de Áurea Carolina à disputa pelo Executivo de Belo Horizonte foi realizada de maneira virtual, em encontro transmitido pelo Facebook. O vice de Áurea será Léo Péricles, presidente nacional da Unidade Popular. A cientista social Áurea Carolina tem 36 anos e foi eleita vereadora de Belo Horizonte em 2016 e deputada federal em 2018.
Durante a convenção, ela deixou claro seu desejo de transformação positiva da sociedade. “A gente sabe que outra sociedade é possível, porque já a construímos no cotidiano, com nossas práticas, nosso compromisso de transformação profunda dessa sociedade. Que está em colapso, que já não nos serve mais e agora está mais do que evidente que desmoronou total”, disse a candidata.
Corrida eleitoral em Belo Horizonte
Leia Mais
Presidente da CDL e deputada federal são os primeiros a confirmar em convenção candidatura à PBHEleições: TSE proíbe candidatos de participar de lives artísticasMaioria do TSE dá garantia a candidatos negrosCDL/BH define vice administrativo como presidente até o fim de novembroNeste ano, as convenções devem ser realizadas todas de maneira virtual. Entretanto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proíbe a realização de ‘livemícios’, eventos com apresentações artísticas, semelhantes aos antigos ‘showmícios’.
Além das mudanças de prazos e de hábitos causados pela pandemia, este ano será a primeira vez sem a possibilidade de coligações que envolvam vereadores. Mudanças na legislação eleitoral aprovadas em 2017, mas que entram em vigor apenas neste ano, proíbem a junção de partidos para a formação de chapas coletivas nos pleitos para a Câmara dos Deputados, câmaras municipais e assembleias legislativas.
Por isso, neste ano, as legendas precisarão construir chapas “puro-sangue”, apenas com candidatos a vereadores que constam em seus quadros. O primeiro turno das eleições será em 15 de novembro, enquanto o segundo, caso necessário, será em 29 do mesmo mês.
Veja abaixo a lista dos pré-candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte
Alexandre Kalil - PSD
Áurea Carolina - PSOL
Igor Timo - Podemos
Lafayette Andrada - Republicanos
Júlio Delgado - PSB
João Vítor Xavier - Cidadania
Professor Wendel Mesquita - Solidariedade
Bruno Engler - PRTB
Fernando Borja - Avante
Luisa Barreto - PSDB
Nilmário Miranda - PT
Wadson Ribeiro - PCdoB
Leonardo Péricles - UP
Cabo Washington Xavier - PDS
Wanderson Rocha - PSTU
Rodrigo Paiva - Novo
Marcelo de Souza e Silva - Patriota