O Pros definiu o candidato para a Prefeitura de Belo Horizonte nas eleições municipais deste ano. Trata-se do empresário Fabiano Lopes Ferreira, que usa o nome de Fabiano Cazeca em legenda. Na convenção partidária remota dessa quinta, a legenda não confirmou quem vai integrar a chapa para o Executivo da capital mineira.
Leia Mais
Com votação final de reforma nesta sexta, governo Zema vive 'dia D' sobre PrevidênciaJanones: 'As pessoas não querem briga por Bolsonaro ou Lula. Querem ter o que comer'Reforma de Zema: antes do 2° turno, deputados descartam cisão do IpsemgKalil rebate Pacheco sobre verbas da PBH: 'Gostaria de perguntar se achamos baú de dinheiro'Kalil é oficializado pelo PSD candidato à reeleição a prefeito de BH, com ex-secretário na chapaIgor Timo e Wanderson Rocha confirmados na disputa pela Prefeitura de BHCom jovem como vice, PT oficializa Nilmário Miranda como candidato a prefeito de BHDeputado Wendel Mesquita será candidato à Prefeitura de BH pelo SolidariedadeLíder de Zema reconhece reforma 'desidratada', mas diz que termos aprovados satisfazemPrevidência: veja como cada deputado estadual votou propostas de Zema em 2° turnoNo ano seguinte, Fabiano se candidatou para um cargo de deputado federal, também pelo Pros. Porém, ele recebeu 19.698 votos e não conseguiu ser eleito.
Fabiano é o quarto candidato confirmado via convenção partidária para as eleições deste ano visando à Prefeitura de BH. Áurea Carolina (Psol), Marcelo Souza e Silva (Patriota) e Rodrigo Paiva (Novo) também já confirmaram disputa.
Corrida eleitoral em Belo Horizonte
Adiadas para os dias 15 e 29 de novembro (primeiro e segundo turnos) por causa da pandemia de COVID-19, as eleições municipais de 2020 já começam a movimentar o cenário político da capital mineira. Além dos três confirmados nesta segunda, Belo Horizonte conta com outros 13 pré-candidatos (veja lista abaixo).
Neste ano, as convenções devem ser realizadas todas de maneira virtual. Entretanto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proíbe a realização de ‘livemícios’, eventos com apresentações artísticas, semelhantes aos antigos ‘showmícios’.
Além das mudanças de prazos e de hábitos causados pela pandemia, este ano será a primeira vez sem a possibilidade de coligações que envolvam vereadores. Mudanças na legislação eleitoral aprovadas em 2017, mas que entram em vigor apenas neste ano, proíbem a junção de partidos para a formação de chapas coletivas nos pleitos para a Câmara dos Deputados, câmaras municipais e assembleias legislativas.
Por isso, neste ano, as legendas precisarão construir chapas “puro-sangue”, apenas com candidatos a vereadores que constam em seus quadros. O primeiro turno das eleições será em 15 de novembro, enquanto o segundo, caso necessário, será em 29 do mesmo mês.
Veja abaixo a lista dos pré-candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte
Alexandre Kalil - PSD
Igor Timo - Podemos
Lafayette Andrada - Republicanos
Júlio Delgado - PSB
João Vítor Xavier - Cidadania
Professor Wendel Mesquita - Solidariedade
Bruno Engler - PRTB
Fernando Borja - Avante
Luisa Barreto - PSDB
Nilmário Miranda - PT
Wadson Ribeiro - PCdoB
Cabo Washington Xavier - PDS
Wanderson Rocha - PSTU