O PT oficializou neste sábado (5) o ex-deputado federal e ex-ministro de Lula, Nilmário Miranda, de 73 anos, como candidato a prefeito de Belo Horizonte. Sua companheira de chapa será a militante Luana de Souza, de 24, microempresária e ativista da causa antirracista.
Leia Mais
Deputado Wendel Mesquita será candidato à Prefeitura de BH pelo SolidariedadePCdoB rompe tradição e indica Orlando Silva à Prefeitura de SPOtto Levy, secretário de Planejamento de Minas, testa positivo para COVID-19Pros lança empresário como candidato à Prefeitura de Belo HorizonteKalil rebate Pacheco sobre verbas da PBH: 'Gostaria de perguntar se achamos baú de dinheiro'Kalil é oficializado pelo PSD candidato à reeleição a prefeito de BH, com ex-secretário na chapaIgor Timo e Wanderson Rocha confirmados na disputa pela Prefeitura de BHPSL, partido do líder de Kalil na Câmara, confirma apoio a João Vítor Xavier na corrida pela PBHEx-secretário de Fazenda Fuad Noman aceita convite de Kalil para ser vice na disputa pela PBHCarlos Bolsonaro ocultou cofre em banco ao prestar contas eleitorais em 2008, diz jornalO PT chegou a negociar com o PCdoB, que deve lançar Wadson Ribeiro, e com Psol, que confirmou a parlamentar federal Áurea Carolina como representante. A impossibilidade legal de formar coligações para o pleito legislativo, no entanto, dificultou acordos para a corrida rumo à prefeitura.
Ao Estado de Minas, Nilmário disse que a ideia petista é fortalecer as administrações responsáveis pela gestão de cada região belo-horizontina.
“Foi um retrocesso ter esvaziado as regionais. As administrações regionais descentralizavam o poder. É importante que, em uma cidade como Belo Horizonte, onde cada uma das nove regiões é uma cidade”, afirmou.
Nilmário pretende, ainda, lançar um “plano de emergência” para gerar empregos e retomar a economia, por conta, sobretudo, da pandemia do novo coronavírus. “(Precisamos) de cooperativas, microcréditos, pequenas obras e feiras de domingo descentralizadas”, exemplificou.
A última passagem dele pela Câmara Federal se iniciou em 2013. De 2015 a 2018, atuou como Secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania na gestão do também petista Fernando Pimentel.
Ex-ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos de Lula, Nilmário iniciou sua última passagem pela Câmara Federal em 2013.
Ele foi deputado federal, também, de 1990 a 2002, quando foi derrotado na eleição para governador do estado. Quatro anos depois, sofreu novo revés.
Nilmário Miranda é o sexto candidato confirmado via convenção partidária para as eleições deste ano visando à Prefeitura de BH. Professor Wendel Mesquita (Solidariedade), Áurea Carolina (Psol), Marcelo Souza e Silva (Patriota), Rodrigo Paiva (Novo) e Fabiano Cazeca (Pros) também são presenças certas disputa.
Aposta na identificação
O candidato petista deposita fichas na força do nome do partido para chegar ao segundo turno. Nilmário está animado também com a presença da jovem Luana de Souza na chapa. À reportagem, ele destacou a participação da companheira no movimento antirracista.
Adiadas para os dias 15 e 29 de novembro (primeiro e segundo turnos) por causa da pandemia de COVID-19, as eleições municipais de 2020 já começam a movimentar o cenário político da capital mineira. Neste ano, as convenções devem ser realizadas todas de maneira virtual.
Entretanto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proíbe a realização de ‘livemícios’, eventos com apresentações artísticas, semelhantes aos antigos ‘showmícios’. Além das mudanças de prazos e de hábitos causados pela pandemia, este ano será a primeira vez sem a possibilidade de coligações que envolvam vereadores.
O primeiro turno das eleições será em 15 de novembro, enquanto o segundo, caso necessário, será em 29 do mesmo mês.
Não foram oficializados, mas são pré-candidatos:
- Alexandre Kalil - PSD
- Igor Timo - Podemos
- Lafayette Andrada - Republicanos
- Júlio Delgado - PSB
- João Vítor Xavier - Cidadania
- Bruno Engler - PRTB
- Fernando Borja - Avante
- Luisa Barreto - PSDB
- Wadson Ribeiro - PCdoB
- Cabo Washington Xavier - PDS
- Wanderson Rocha - PSTU