O ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles utilizou as redes sociais nesta quinta-feira (10) para mandar um recado ao ator Leonardo DiCaprio. Em inglês, Salles questiona: "Você vai pôr seu dinheiro onde está sua boca?”. Na mensagem, o ministro sugere que o ator faça parte do projeto 'Adote um Parque' e explica que empresas e pessoas podem ajudar a Amazônia fazendo doações.
Dear @LeoDiCaprio Brazil is launching %u201CAdopt1Park%u201D preservation project which allows you or any other company or individual to pick one of the 132 Parks in the Amazon and directly sponsor it at 10 Euros per hectare per year. Are you going to put your money where your mouth is? https://t.co/VMG817oUX8
%u2014 Ricardo Salles MMA (@rsallesmma) September 10, 2020
A resposta do ministro veio logo após Dicaprio criticar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e publicar um vídeo da organização Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, denunciando as queimadas na Amazônia. O ator é dono da ONG Earth Alliance e é militante nas causas do meio ambiente. “De que lado você está? Do Bolsonaro ou da Amazônia”, escreveu o ator.
Nas redes sociais, o ator também utilizou as hashtags “corte o financiamento a Bolsonaro” e “Amazônia ou Bolsonaro”.
Essa não é a primeira vez que Leonardo briga com o governo brasileiro. Bolsonaro já chegou até mesmo a afirmar que o ator financiava ONGs responsáveis por 'tacar fogo na Amazônia'.
Gafe ministerial
Ricardo Salles cometeu uma gafe na noite da última quarta-feira (9) ao publicar, em seu Twitter, um vídeo com o título “A Amazônia não está queimando”, onde aparece a imagem de um mico-leão-dourado, espécie exclusiva da Mata Atlântica.
O vídeo publicado por Salles é assinado pela Associação de Criadores do Pará (Acripará). ‘Você está sentindo cheiro de fumaça? Claro que não! Pois a Amazônia não está queimando novamente’, diz o trecho inicial da narração do vídeo.
Após a publicação, muitos internautas criticaram o ministro.
*Estagiária sob supervisão da sub-editora Ellen Cristie