O sábado (12) marcou a oficialização de mais dois candidatos a prefeito de Belo Horizonte. O deputado federal Igor Timo (Podemos) e o professor Wanderson Rocha (PSTU) foram confirmados na disputa pelo Executivo municipal durante as convenções promovidas por seus partidos.
Leia Mais
PSL, partido do líder de Kalil na Câmara, confirma apoio a João Vítor Xavier na corrida pela PBHCom jovem como vice, PT oficializa Nilmário Miranda como candidato a prefeito de BHDeputado Wendel Mesquita será candidato à Prefeitura de BH pelo SolidariedadePros lança empresário como candidato à Prefeitura de Belo HorizonteAo lançar empresário como vice de João Vítor, Rodrigo Pacheco volta a criticar KalilPSB recua e não terá candidato próprio em BH; sigla deve apoiar Cidadania, SD ou PSDBLafayette Andrada é confirmado como candidato à Prefeitura de BH em convenção do RepublicanosKalil rebate Pacheco sobre verbas da PBH: 'Gostaria de perguntar se achamos baú de dinheiro'Kalil é oficializado pelo PSD candidato à reeleição a prefeito de BH, com ex-secretário na chapa“Vamos levar uma alternativa ao povo belo-horizontino. Uma alternativa de quem vai, de fato, se preocupar com a nossa gente. Vemos que, em plena pandemia, vários comerciantes fecharam seus negócios, deixando vários pais e mães de famílias desempregados, perdendo, justamente, a coisa que traz mais dignidade ao ser humano: a condição da automanutenção”, pontuou.
O partido tem, em seus quadros, a presidente da Câmara Municipal da capital mineira, a vereadora Nely Aquino.
PSTU aposta em professor
Oficializado pelo PSTU, o professor da rede municipal de ensino e sindicalista Wanderson Rocha, 46 anos, crê nos conselhos populares como forma de gerir a cidade e representar os anseios populares. Ele é mestre em Sociologia pela Universidade de Coimbra, em Portugal.
“As diversas lutas que acontecem no país e na cidade foram representadas nessa convenção. A luta por moradia, a greve dos Correios, a luta por uma educação e saúde públicas, gratuitas e de qualidade, a luta contra o machismo, racismo e LGBTfobia, além da necessidade de mudança na Prefeitura e de um novo modelo de sociedade. Uma sociedade socialista, governada por quem de fato produz a riqueza de nossa cidade: a classe operária e trabalhadora”, pontuou.
A candidata a vice é Firminia Rodrigues. Vanessa Portugal, representante do partido em diversas eleições à prefeitura da capital, tentará vaga na Câmara Municipal.
Kalil se lança neste domingo
O prefeito Alexandre Kalil (PSD) deve ser confirmado neste domingo como postulante à reeleição. Como mostrou o Estado de Minas na semana passada, o ex-secretário municipal de Fazenda, Fuad Noman, aceitou o convite do chefe do Executivo para compor a chapa. A oficialização da dupla depende, agora, do aval dos pessedistas. A convenção da legenda ocorre às 10h.
As siglas têm até o próximo dia 16 para oficializar os nomes que pretendem disputar a eleição. O primeiro turno está agendado para 15 de novembro. Se houver necessidade, o segundo turno ocorrerá duas semanas depois, no dia 29 do mesmo mês.
Veja, abaixo, o cenário eleitoral em BH:
Candidatos confirmados:
Áurea Carolina (Psol)Fabiano Cazeca (Pros)
Igor Timo (Podemos)
Marcelo Souza e Silva (Patriota)
Nilmário Miranda (PT)
Professor Wendel Mesquita (Solidariedade)
Rodrigo Paiva (Novo)
Wanderson Rocha (PSTU)
Pré-candidatos:
Alexandre Kalil (PSD)Cabo Washington Xavier (PMB)
Fernando Borja (Avante)
João Vítor Xaiver (Cidadania)
Júlio Delgado (PSB)
Lafayette Andrada (Republicanos)
Luisa Barreto (PSDB)
Wadson Ribeiro (PCdoB)