O sábado (12) marcou a oficialização de mais dois candidatos a prefeito de Belo Horizonte. O deputado federal Igor Timo (Podemos) e o professor Wanderson Rocha (PSTU) foram confirmados na disputa pelo Executivo municipal durante as convenções promovidas por seus partidos.
Timo, de 38 anos, está no Congresso Nacional desde 2019. Empresário, ele preside o Podemos em Minas Gerais. O candidato fez menção ao ex-presidente Juscelino Kubitschek, também nascido no Vale do Jequitinhonha.
“Vamos levar uma alternativa ao povo belo-horizontino. Uma alternativa de quem vai, de fato, se preocupar com a nossa gente. Vemos que, em plena pandemia, vários comerciantes fecharam seus negócios, deixando vários pais e mães de famílias desempregados, perdendo, justamente, a coisa que traz mais dignidade ao ser humano: a condição da automanutenção”, pontuou.
O partido tem, em seus quadros, a presidente da Câmara Municipal da capital mineira, a vereadora Nely Aquino.
PSTU aposta em professor
Oficializado pelo PSTU, o professor da rede municipal de ensino e sindicalista Wanderson Rocha, 46 anos, crê nos conselhos populares como forma de gerir a cidade e representar os anseios populares. Ele é mestre em Sociologia pela Universidade de Coimbra, em Portugal.
“As diversas lutas que acontecem no país e na cidade foram representadas nessa convenção. A luta por moradia, a greve dos Correios, a luta por uma educação e saúde públicas, gratuitas e de qualidade, a luta contra o machismo, racismo e LGBTfobia, além da necessidade de mudança na Prefeitura e de um novo modelo de sociedade. Uma sociedade socialista, governada por quem de fato produz a riqueza de nossa cidade: a classe operária e trabalhadora”, pontuou.
A candidata a vice é Firminia Rodrigues. Vanessa Portugal, representante do partido em diversas eleições à prefeitura da capital, tentará vaga na Câmara Municipal.
Kalil se lança neste domingo
O prefeito Alexandre Kalil (PSD) deve ser confirmado neste domingo como postulante à reeleição. Como mostrou o Estado de Minas na semana passada, o ex-secretário municipal de Fazenda, Fuad Noman, aceitou o convite do chefe do Executivo para compor a chapa. A oficialização da dupla depende, agora, do aval dos pessedistas. A convenção da legenda ocorre às 10h.
As siglas têm até o próximo dia 16 para oficializar os nomes que pretendem disputar a eleição. O primeiro turno está agendado para 15 de novembro. Se houver necessidade, o segundo turno ocorrerá duas semanas depois, no dia 29 do mesmo mês.
Veja, abaixo, o cenário eleitoral em BH:
Candidatos confirmados:
Áurea Carolina (Psol)Fabiano Cazeca (Pros)
Igor Timo (Podemos)
Marcelo Souza e Silva (Patriota)
Nilmário Miranda (PT)
Professor Wendel Mesquita (Solidariedade)
Rodrigo Paiva (Novo)
Wanderson Rocha (PSTU)
Pré-candidatos:
Alexandre Kalil (PSD)Cabo Washington Xavier (PMB)
Fernando Borja (Avante)
João Vítor Xaiver (Cidadania)
Júlio Delgado (PSB)
Lafayette Andrada (Republicanos)
Luisa Barreto (PSDB)
Wadson Ribeiro (PCdoB)