Ele substitui Paulo Lamac (Rede), atual vice de Kalil. Ex-secretário municipal de Fazenda e presidente municipal do PSD, Fuad deixou a pasta em maio deste ano para conduzir o processo eleitoral da legenda. O economista foi, também, secretário de Estado de Transporte e Obras Públicas.
Aos 61 anos, Kalil, chefia o Executivo municipal deste 2017. Entre 2008 e 2014, ele presidiu o Atlético.
A campanha será coordenada por Adalclever Lopes (MDB), ex-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e consultor de relações institucionais da prefeitura durante parte do ano passado.
Além dos emedebistas, também há acordos fechados com PP e Rede para compor a coligação. Kalil deve ter grande leque de apoio na busca pela reeleição — a tendência é que mais partidos se somem ao grupo.
O PSL, partido do líder do governo no Parlamento, Léo Burguês, não fará parte da composição. A sigla irá apoiar João Vítor Xavier, pré-candidato pelo Cidadania.
O prefeito fez menção, sobretudo, às chuvas que assolaram a capital no início do ano e à pandemia do novo coronavírus.
“Quis proteger a nossa população. Quis fazer dela uma população com menos mortes, com uma cidade reconstruída. Foi uma coisa pavorosa. Quem estava aqui, viu. Coincidentemente, o maior desastre foi na porta da minha casa”, afirmou.
'Tapas e beijos'
Durante o evento, Kalil disse que a relação com Paulo Lamac foi marcada por “tapas e beijos”, mas enalteceu o atual vice-prefeito.
Lamac, por sua vez, elogiou o companheiro de chapa de Kalil. “Por termos visão de município e estado, seguimos a direção apontada pelo prefeito Alexandre Kalil”, garantiu.
PSD tem a maior bancada da CMBH
O partido de Kalil é detentor do maior número de integrantes da Câmara Municipal de Belo Horizonte, com 13 dos 41 vereadores. No mês passado, o Estado de Minas mostrou que parlamentares da sigla creem na redução da bancada em 50%.
As siglas têm até o próximo dia 16 para oficializar os nomes que pretendem disputar a eleição. O primeiro turno está agendado para 15 de novembro. Se houver necessidade, o segundo turno ocorrerá duas semanas depois, no dia 29 do mesmo mês.
Veja, abaixo, o cenário eleitoral em BH:
Candidatos confirmados:
Alexandre Kalil (PSD)Áurea Carolina (Psol)
Fabiano Cazeca (Pros)
Igor Timo (Podemos)
Marcelo Souza e Silva (Patriota)
Nilmário Miranda (PT)
Professor Wendel Mesquita (Solidariedade)
Rodrigo Paiva (Novo)
Wanderson Rocha (PSTU)
Pré-candidatos:
Cabo Washington Xavier (PMB)Fernando Borja (Avante)
Júlio Delgado (PSB)
Luisa Barreto (PSDB)
Wadson Ribeiro (PCdoB)