A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai retomar, gradativamente, as reuniões presenciais de suas comissões temáticas. A decisão foi acertada entre a Mesa Diretora do Parlamento, presidido por Agostinho Patrus (PV), e o colegiado formado pelos presidentes dos comitês.
Os encontros, que poderão contar com participações remotas de deputados, voltam a ocorrer a partir de segunda-feira (21). Poderão ser feitos, no máximo, dois eventos pela manhã e dois durante a tarde.
Leia Mais
Vereadores de BH investigados pela Polícia Civil tentarão reeleiçãoBH terá recorde de candidatos a prefeito; veja os nomes Presidente diz que ALMG está apta a debater privatizações desejadas por Zema, mas ressalta condições legais para vendasEleições 2020: Pará de Minas terá disputa com velhos conhecidosApós imbróglio, PL confirma apoio a João Vítor; decisão pode 'forçar' chapa 'puro-sangue' do SolidariedadeApós desistir de lançar deputado federal, PSB define apoio a João Vítor XavierBolsonaro volta a dizer que apenas médicos podem receitar cloroquina contra COVID-19Nessa segunda (14), ao promulgar a Emenda Constitucional que aborda parte da Reforma da Previdência estadual, Agostinho Patrus já havia sinalizado que o retorno das comissões temáticas estava condicionado a um acerto com os parlamentares.
O acesso às dependências do Legislativo continua restrito a deputados estaduais, servidores, estagiários e jovens aprendizes. A utilização de máscara facial é obrigatória. Na entrada das dependências da Assembleia, há a aferição da temperatura corporal.
Comissões e colegiados
Atualmente, a Assembleia tem 22 comissões permanentes, divididas por áreas como Esporte, Administração Pública, Trabalho e Previdência Social, Cultura e Agropecuária. Podem ser instituídos outros tipos de comissões, como as temporárias.
Há, ainda, os colegiados especiais, formados para analisar temas que alteram a Constituição do Estado — o que ocorreu, por exemplo, durante, a tramitação da reforma previdenciária.
Os deputados têm, também, a prerrogativa de instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).