O Partido Verde (PV) anunciou, nesta quarta-feira (16), apoio ao prefeito de Belo Horizonte e candidato à reeleição, Alexandre Kalil (PSD), nas eleições municipais de novembro. A legenda, que tem como um de seus integrantes o deputado estadual Agostinho Patrus (PV), presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), não terá um representante próprio na corrida à prefeitura da capital mineira neste pleito.
A posição foi confirmada pela presidente do PV de BH, Daniela Carvalhais. “A pré-candidatura de Alexandre Kalil mostra-se uma alternativa consistente e, ao mesmo tempo, promissora ao quadro que nos é apresentado. Reafirmamos que a luta em prol de uma sociedade mais justa do ponto de vista social e ambiental está e continuará no cerne das propostas que o Partido Verde tem a apresentar à população de Belo Horizonte”, disse.
A convenção partidária da legenda aconteceu em 2 de setembro, com apresentação de 56 candidatos (39 homens e 17 mulheres) à Câmara Municipal da capital mineira, mas não tinha definido o apoio na eleição majoritária. O PV divulgou uma nota em que elenca os motivos para apoiar Kalil.
“A decisão do partido é fundamentada nos êxitos obtidos pela atual administração municipal – em meio a um contexto de severos desafios políticos, financeiros e sanitários –, e, ainda, na oportunidade de construirmos, juntos, um programa de governo para os próximos quatro anos, que atenda aos mais iminentes anseios da população.”
Kalil foi confirmado em convenção partidária como candidato à reeleição no último domingo. Rede, PP, MDB, PDT, DC e PV são os partidos que já declararam apoio ao atual prefeito.
Corrida à PBH em 2020
14 candidatos confirmados
Marcelo Souza e Silva (Patriota)
Áurea Carolina (Psol)
Rodrigo Paiva (Novo)
Fabiano Cazeca (Pros)
Nilmário Miranda (PT)
Professor Wendel Mesquita (Solidariedade)
Alexandre Kalil (PSD)
Igor Timo (Podemos)
Wanderson Rocha (PSTU)
Lafayette Andrada (Republicanos)
Marilia Domingues (PCO)
Bruno Engler (PRTB)
Cabo Washington Xavier (PMB)
Luisa Barreto (PSDB)
3 ainda pré-candidatos:
João Vítor Xavier (Cidadania)
Wadson Ribeiro (PCdoB)
Fernando Borja (Avante)
Prazos eleitorais:
31 de agosto a 16 de setembro: realização das convenções partidárias para definição de coligações e escolha dos candidatos. As convenções podem ocorrer por meio virtual.
31 de agosto a 26 de setembro: período para o registro de candidaturas. Início do prazo para que a Justiça Eleitoral convoque partidos e emissoras de rádio e TV para elaboração do plano de mídia.
27 de setembro: início da propaganda eleitoral, inclusive na internet
15 de novembro: 1º turno das eleições
29 de novembro: 2º turno das eleições
15 de dezembro: último dia para entrega das prestações de contas
18 de dezembro: prazo final para diplomação dos eleitos