O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou, durante discurso na posse do novo ministro da Saúde Eduardo Pazuello, que “é menos complicado ser presidente da República do que ministro da Saúde”. Durante a cerimônia, realizada nesta quarta-feira (16), Bolsonaro elogiou o militar e voltou a defender o uso da hidroxicloroquina.
“Ousar e vencer. Você (Pazuello) é um vencedor. Confesso que quando te convidei, só acreditei no meu convite dado à sua vida pregressa. Você foi um grande homem na gestão das Olímpiadas'2016 e logo depois, em 2018, como interventor na Fazenda. Todos nós sabíamos da sua capacidade de gerir o que estivesse sob sua orientação. Você, nesses três meses, mostrou simpatia não só para o governo, porque já conhecemos você, mas por prefeitos e governadores (sic)”, afirmou Bolsonaro.
Em tom de brincadeira, o presidente convidou o ministro para saltar de paraquedas. “Prezado Pazuello, meu colega paraquedista, está convidado para saltar comigo em janeiro. Estamos juntos nessa.”
Entenda
Homem de confiança de Bolsonaro, o general Eduardo Pazuello, é formado pela Academia Militar das Agulhas Negras, onde se tornou paraquedista. Desde o dia 22 de abril, ele vinha atuando como secretário-executivo da Saúde. Em 15 de maio, assumiu o ministério interinamente.
Durante o discurso de posse, Pazuello ressaltou que o país alcançou uma “situação de estabilidade bem definida” diante do novo coronavírus, com algumas regiões do país com números em total declínio. Além disso, o ministro reforçou a mudança de protocolo para o tratamento precoce da COVID-19.
*Estagiária sob supervisão de Álvaro Duarte