Após seis autoridades que estavam na posse do novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, terem contraído o novo coronavírus, a Corte emitiu nesta quinta-feira (17) uma recomendação para que todas as autoridades convidadas da cerimônia façam o teste para COVID-19.
Na Sala de Sessões Plenárias do Tribunal, onde a cerimônia foi realizada, dos 250 lugares existentes, apenas um quinto foi liberado.
Entre os 50 convidados estavam o presidente da República, Jair Bolsonaro; os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia; o procurador-geral da República, Augusto Aras; o presidente do Conselho Federal da OAB, Felipe Santa Cruz; os ministros da Casa; familiares e amigos mais próximos dos empossados.
Bolsonaro e Alcolumbre já haviam sidos contaminados pela doença anteriormente. Os ministros do STF Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes já testaram negativo para COVID-19. Aras foi diagnosticado com a doença nesta quinta.
Bolsonaro e Alcolumbre já haviam sidos contaminados pela doença anteriormente. Os ministros do STF Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes já testaram negativo para COVID-19. Aras foi diagnosticado com a doença nesta quinta.
Convidados que devem ser testados
- Ministra Rosa Weber - Vice-Presidente STF
- Ministro Celso de Mello - Decano STF
- Ministro Marco Aurélio - STF
- Ministro Gilmar Mendes - STF
- Ministro Ricardo Lewandowski - STF
- Ministra Cármen Lúcia - STF
- Ministro Dias Toffoli - STF
- Ministro Edson Fachin - STF
- Felipe Santa Cruz - Presidente da OAB
- Marco Aurélio Bellizze - STJ
Testes positivos
- Ministro Luiz Fux - Presidente do STF
- Augusto Aras - Procurador-geral da República
- Rodrigo Maia - Presidente da Câmara dos Deputados
- Ministra Maria Cristina Peduzzi -TST
- Ministro Luis Felipe Salomão - STJ
- Ministro Antonio Saldanha Palheiro - STJ
Inicialmente, o STF tinha dito que o ministro Fux contraiu a doença em um almoço familiar, afirmativa que logo foi desmentida após o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), ser confirmado.
“Haverá sinalização no piso, inclusive nos elevadores, para orientar o fluxo de pessoas nas áreas de acesso à solenidade. As mesas para credenciamento dos convidados contarão com barreiras físicas (proteções de policarbonato). Para entrada e permanência no STF, o uso de máscara será obrigatório e todos passarão por aferição de temperatura. Adicionalmente, o Tribunal adquiriu dispersores de álcool gel acionados por pedal que serão utilizados na cerimônia e posteriormente incorporados às instalações”, informou.
*Estagiária sob supervisão da subeditora Kelen Cristina
O que é o coronavírus
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp
Como a COVID-19 é transmitida?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?
Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
- O que é o pico da pandemia e por que ele deve ser adiado
- Veja onde estão concentrados os casos em BH
-
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
-
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
-
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás