Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais, mostrou-se contrário à decisão do Partido Novo em disputar a prefeitura somente em três dos 853 municípios do estado nas eleições de 2020. Em entrevista à Rádio CBN, na manhã desta terça-feira, o chefe do Executivo estadual disse que a legenda poderia ter se colocado em, ao menos, 20 cidades.
Leia Mais
Germano Vieira deixa governo Zema; diretora do Instituto das Águas assume Meio AmbienteCOVID-19: decreto de Zema estende calamidade pública em MG até o fim do anoPSDB lança Luisa Barreto, ex-governo Zema, na corrida à Prefeitura de BHCampanhas eleitorais começam neste domingo (27); veja as regrasEleições municipais: problemas em locais de votação no interior preocupamSaiba qual é o patrimônio dos candidatos a prefeito de Belo HorizonteCidade do interior de Minas terá mãe e filho compondo chapa na corrida à prefeituraGoverno de Minas assina acordo para incentivar servidores a serem mesários nas eleiçõesZema volta a citar privatização da Codemig para normalizar pagamento de servidoresO Novo vai tentar a prefeitura em três cidades. Na capital mineira, o postulante ao cargo é o empresário Rodrigo Paiva (Novo), já registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).
Em Araxá, no Triângulo Mineiro, o também empresário Emílio Neumann irá concorrer ao cargo de prefeito. Já em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Márcio Bernardino, outro administrador, disputará as eleições de 2020. Bernardino, assim como paiva, também já fez registro no TRE-MG.
Para o cargo de vereador, além de Araxá, BH e Contagem, Juiz de Fora, na Zona da Mata Mineira, e Poços de Caldas, no Sul de Minas, terão candidatos do Novo. Zema disse que no próximo pleito municipal, em 2024, a legenda deve ser mais “arrojada”, sob a presidência do empresário Eduardo Ribeiro.
“Temos, hoje, um novo presidente, que compartilha dessa visão nossa, que não pode ter atuação tão restritiva como está tendo nessa eleição. Suponho que na próxima eleição, com certeza, teremos umas dezenas de municípios, porque somos recentes, sou o primeiro do cargo no Executivo, e ainda estamos aprendendo. Ele foi muito conservador nessa, mas com certeza vai mudar nas próximas. O novo presidente já sinalizou claramente que será mais arrojado”, completou o governador.
O prazo para a realização do registro no TRE-MG dos interessados em disputar as eleições municipais deste ano é 19h de sexta-feira (26 de setembro). As eleições municipais deste ano ocorrerão em 15 de novembro (primeiro turno) e no dia 29 do mesmo mês, caso necessário segundo turno. Por causa da COVID-19, o pleito foi adiado, já que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) previa o primeiro turno para 4 de outubro e o segundo para 25 do mesmo mês.