Jornal Estado de Minas

DISCURSO

Veja comentários a favor de Bolsonaro na Assembleia da ONU

O discurso do presidente Jair Bolsonaro na 75ª Assembleia-Geral das Nações Unidas repercutiu entre a classe política brasileira nesta terça-feira (22). Carla Zambeli, Ricardo Barros, Carlos Jordy, Sérgio Camargo, o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) General Heleno e o vice-presidente da República Hamilton Mourão se posicionaram a favor do presidente.




Marcelo Freixo sobre Bolsonaro na ONU: 'Pior presidente do mundo'; veja essa e outras críticas ao presidente
De acordo com a deputada federal Carla Zambelli (PSL), Bolsonaro “defendeu o Brasil no combate à pandemia”. Segundo ela, algumas pessoas tinham “problema de interpretação” ao entenderem que Bolsonaro tinha afirmado que auxílio-emergencial era de 1000 dólares. “Bolsonaro defendeu o agronegócio brasileiro e a soberania nacional sobre a Amazônia, pontuando todas as ações e dados (excelentes) do país em preservação ambiental e citou a cristofobia na maior Assembleia do mundo”, escreveu a deputada. 

“As pessoas com problemas de interpretação, como o presidente do PSOL: O presidente Jair Bolsonaro disse que a soma das parcelas do auxílio emergencial totalizam aproximadamente 1000 dólares. Não disse que cada parcela teria esse valor. Viva Paulo Freire!”, finalizou.

Bolsonaro reclama de 'campanha brutal de desinformação' sobre incêndios na Amazônia e Pantanal


O líder do governo na Câmara, deputado federal Ricardo Barros (Progressistas), foi um dos convidados a assistir com o presidente ao discurso na ONU. Segundo ele, Bolsonaro teve um “discurso impecável esclarecendo posições de governo com ênfase no meio ambiente”.





O deputado federal e vice-líder do governo na Câmara Carlos Jordy (PSL) também mostrou apoio ao presidente nas redes sociais. “Presidente Bolsonaro discursa na Assembleia Geral da ONU combatendo as narrativas falaciosas sobre o Brasil.”

O presidente da Fundação Palmares Sérgio Camargo afirmou que “nunca, na história das Assembleias Gerais da ONU, tantas verdades impactantes foram ditas por dois chefes de estado”. Segundo ele, Bolsonaro e Trump discursaram com a ‘coragem e sabedoria de estadistas”. Sérgio comemorou nas redes sociais “Grande dia! Bandeira do Brasil”. 



O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) General Heleno também defendeu o presidente Bolsonaro. De acordo com ele, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) está por trás de um site, cujos objetivos são “publicar fake news contra o Brasil; imputar crimes ambientais ao Presidente da República; e apoiar campanhas internacionais de boicote aos produtos brasileiros”.





O vice-presidente, Hamilton Mourão, concordou com o discurso do presidente Jair Bolsonaro e  disse que é preciso "contrapor a desinformação" quanto ao meio ambiente. “Que existe uma campanha de desinformação, existe. Isso aí eu já comentei, e compete a nós contrapormos. Agora, eu sempre deixo claro que a contraposição tem que se dar por duas vertentes: uma vertente de informação qualificada e outra vertente de impedir que ilegalidades ocorram para não dar margem a esse tipo de pressão", declarou Mourão.

* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.