O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a dizer, em uma live no Facebook na noite desta quinta-feira (24), que parte das queimadas florestais que atingem Amazônia e Pantanal partem de “índios e caboclos”. O governante já tinha dito isso durante o discurso na Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), nessa terça-feira (22).
Leia Mais
Bolsonaro passa por cirurgia na bexiga nesta sexta-feira Bolsonaro reclama de 'campanha brutal de desinformação' sobre incêndios na Amazônia e PantanalBolsonaro na ONU: nuvem de palavras compara discursos de 2019 e 2020Bolsonaro fala sobre apoio nas eleições, mas não cita 'afilhado' que vai concorrer em BHBolsonaro cita hidroxicloroquina em tratamento e ignora falta de comprovação: 'E daí?'PT vai ao STF para obrigar governo Bolsonaro a adotar medidas contra queimadasNo discurso feito na Assembleia-Geral da ONU, o presidente havia citado que “caboclos” e “índios” queimavam o roçado para “sobrevivência”. "Nossa floresta é úmida e não permite a propagação do fogo em seu interior. Os incêndios acontecem praticamente, nos mesmos lugares, no entorno leste da floresta, onde o caboclo e o índio queimam seus roçados em busca de sua sobrevivência, em áreas já desmatadas", disse.
Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles estava junto de Bolsonaro na live desta quinta. O chefe da pasta também citou a questão dos focos de calor na Amazônia como algo tradicional.
“Há uma cultura de manejo do fogo, ela faz parte. Quando não se tem tecnologia nos lugares, qual a maneira de produzir? Corta, põe fogo e planta, até você produzir usando umas, duas, três plantações. Na quarta, ele muda. Isso é o pequeno agricultor, comunidades tradicionais. O índio também faz isso, faz parte da cultura. Quer dizer que qualquer queimada na Amazônia é índio ou caboclo? Não, não quer dizer e não foi isso que o presidente quis dizer”.
A transmissão ao vivo desta quinta foi feita da cidade de São Paulo. Isso porque, nesta sexta, o presidente passará por cirurgia no hospital Albert Einstein para remover um cálculo da bexiga.