Começa nesta domingo (27) a corrida pelo comando da Prefeitura de Belo Horizonte e pelas vagas na Câmara Municipal, quando os candidatos estarão autorizados pela Justiça Eleitoral a disputar a preferência de 1.943.184 eleitores, conforme registro de agosto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com debate de suas propostas nas ruas e na internet. Até a manhã deste sábado, 11 já haviam registrado candidatura. Outras cinco também foram anunciadas e só têm até hoje à noite para fazer o registro. Em período eleitoral breve e atípico, devido à pandemia do novo coronavírus, muitos não vão perder tempo e começam a campanha já no primeiro dia.
A Justiça Eleitoral, portanto, estabeleceu regras para a campanha on-line, que deverão ser observadas rigorosamente pelos partidos, candidatos e suas equipes. Estão vedados, por exemplo, os impulsionamentos de publicações feitas por terceiros, o disparo em massa de mensagens e a propaganda em sites de quaisquer empresas, organizações sociais e órgãos públicos. Os candidatos também serão responsabilizados por conteúdo enganoso ou descaracterizado que for utilizado em suas ações de campanha.
Os concorrentes acompanham com atenção os boletins epidemiológicos da COVID-19 para traçar as estratégias de campanha nas ruas. Alguns, entretanto, já afirmaram que não vão abrir mão do contato direto com os eleitores, mas obedecerão às restrições e aos protocolos sanitários impostos pela pandemia.
Nas ruas, será permitido o posicionamento de mesas com material impresso e bandeiras móveis entre as 6h e as 22h, desde que não atrapalhem o trânsito de veículos e pedestres. Os carros de som só serão permitidos em carreatas, passeatas ou durante comícios e reuniões. Candidatos de partidos ou de coligações com maior tempo de rádio e televisão também apostam nesses meios tradicionais para se comunicar com os eleitores. A propaganda gratuita em rádio e TV começará em 9 de outubro.
A Justiça Eleitoral vem estimulando a população a fazer o controle da propaganda. Além da possibilidade de denúncias nos cartórios eleitorais e no Ministério Público Eleitoral, também será lançado o aplicativo Pardal, específico para informar irregularidades de campanhas. Todas as denúncias requerem identificação do denunciante.
Confira a agenda dos candidatos a prefeito de Belo Horizonte para o primeiro dia de campanha:
Alexandre Kalil (PSD)
O candidato não informou agenda de campanha para amanhã
Áurea Carolina (Psol)
Gravação de programas de rádio e TV pela manhã. À tarde, ato on-line de abertura da campanha com lideranças de sua coligação
Bruno Engler (PRTB)
Não informou a agenda para amanhã
Cabo Washington Xavier (PMB)
Reuniões e treinamentos virtuais com a equipe de campanha.
Fabiano Cazeca (Pros)
Reunião presencial pela manhã com lideranças no Bairro São Paulo
João Vitor Xavier (Cidadania)
Gravação de programa de rádio e TV. Não informou outra parte da agenda.
Lafayette Andrada (PRB)
Reunião com a equipe de campanha.
luísa Barreto (PSDB)
Ato público na Praça Geralda Mata Pimentel, na região da Pampulha, pela manhã
Marcelo de Souza e Silva (Patriota)
Inspeção de material de campanha. O candidato não terá agenda pública no domingo
Marília Domingues (PCO)
Não terá agenda pública amanhã
Nilmário Miranda (PT)
Encontro virtual com a comunidade do Serro, pela manhã. À tarde, reunião com a coordenação de campanha
Rodrigo Paiva (Novo)
Lançamento da campanha em carreata pela manhã, com concentração no Bairro Buritis
Wadson Ribeiro (PCdoB)
Reunião virtual com os candidatos a vereador pelo partido. O candidato não terá agenda pública amanhã
Wanderson Rocha (PSTU)
Caminhada pela manhã na região de Venda Nova. À tarde, debate de proposta em ocupações urbanas do Barreiro. Ainda fará lançamento do site da campanha em evento virtual
Wendel Mesquista (SD)
Não informou a agenda para amanhã
*Estagiário sob supervisão do subeditor Paulo Nogueira
*Estagiário sob supervisão do subeditor Paulo Nogueira