O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) divulgou nesta quinta-feira (1º), o tempo de rádio e televisão que cada candidato a prefeito de Belo Horizonte terá durante a campanha. Dos 11 postulantes, João Vítor Xavier (Cidadania) e o atual chefe do Executivo da capital mineira, Alexandre Kalil (PSD), terão mais tempo no ar, sendo, juntos, donos de mais de 50% do bloco, que começará a ser veiculado a partir de 9 de outubro.
Leia Mais
Eleições 2020: Kalil lidera corrida eleitoral em BH com 56,5%; veja númerosEleições 2020: eleitor poderá justificar voto por aplicativo de celularCandidatos à Prefeitura de BH têm patrimônio de quase R$ 16 milhões; veja os bens de cada umKalil é comparado a Bolsonaro por ausência em debate da Band: 'Parece que virou moda'Kalil não vai a primeiro debate entre candidatos à PBH e revolta adversáriosSete Lagoas: indecisos prevalecem, mas deputado estadual abre vantagem sobre atual prefeito Governo de Minas quer nomear 5 mil novos professores até o fim do anoMais de 61% da população de BH diz que Kalil faz boa administraçãoEleições 2020: candidatos a prefeito de Contagem possuem R$ 32 milhões em bensJá os demais candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte terão menos de um minuto para expor suas ideias no ar. A base de cálculos utilizada para definir o tempo leva em conta, de forma majoritária - 90% -, o número de deputados federais que cada partido tem na Câmara dos Deputados. Os outros 10% são divididos igualmente entre os outros partidos com postulantes à chefia do Executivo municipal.
Em caso de segundo turno, o tempo de 10 minutos será dividido de forma igualitária entre os dois candidatos, iniciando por aquele que teve o maior número de votos. Para vereador, não há mais programa em bloco, somente inserções durante a programação.
As propagandas eleitorais irão ao ar às 13h e às 20h30 na televisão e às 7h e às 12h no rádio.
As propagandas eleitorais irão ao ar às 13h e às 20h30 na televisão e às 7h e às 12h no rádio.
Fora do ar
Justamente por causa do baixo desempenho nas eleições de 2018, os partidos a seguir não terão tempo de rádio de TV na campanha deste ano: PMN, PTC, DC, Rede, PCB, PCO, PMB, PRTB, PSTU e UP.
Da lista citada, quatro partidos têm candidatos a prefeito em Belo Horizonte. Desta forma, os postulantes a seguir não aparecerão no ar durante a campanha: Bruno Engler (PRTB), Wanderson Rocha (PSTU), Marilia Garcia Domingues (PCO) e Cabo Xavier (PMB).
Ordem de exibição
Na audiência desta quinta, o TRE-MG sorteou a ordem de exibição para o primeiro dia de campanha eleitoral no rádio e televisão. O primeiro a aparecer será João Vítor Xavier, seguido por Professor Wendel Mesquita (Solidariedade). Alexandre Kalil, por sua vez, será o quarto da lista, que é fechada por Nilmário Miranda (veja a lista completa no fim da reportagem).
Nos outros dias, haverá um rodízio na ordem de exibição.
Veja o tempo de cada candidato
João Vítor Xavier (Cidadania) - 3 minutos e 16 segundos
Alexandre Kalil (PSD) - 2 minutos e 46 segundos
Nilmário Miranda (PT) - 1 minuto e 4 segundos
Lafayette de Andrada (Republicanos) - 38 segundos
Luísa Barreto (PSDB) - 37 segundos
Professor Wendel Mesquita (Solidariedade) - 19 segundos
Áurea Carolina (PSOL) - 16 segundos
Wadson Ribeiro (PC do B) - 16 segundos
Marcelo de Souza e Silva (Patriota) - 15 segundos
Rodrigo Paiva (Novo) - 14 segundos
Fabiano Cazeca (PROS) - 14 segundos
Confira a ordem de exibição no primeiro dia
João Vítor Xavier (Cidadania)
Professor Wendel Mesquita (Solidariedade)
Marcelo de Souza e Silva (Patriota)
Alexandre Kalil (PSD)
Lafayette de Andrada (Republicanos)
Wadson Ribeiro (PC do B)
Áurea Carolina (PSOL)
Rodrigo Paiva (Novo)
Luísa Barreto (PSDB)
Fabiano Cazeca (PROS)
Nilmário Miranda (PT)