Jornal Estado de Minas

POLÍTICA

Eleições 2020: prefeito de Itaúna lidera pesquisa, mas indecisos podem mudar cenário

Um candidato desponta como favorito nas eleições municipais deste ano para a Prefeitura de Itaúna, cidade da Região Centro-Oeste de Minas Gerais. Dados de uma pesquisa da F5 Atualiza Dados, divulgada nesta sexta-feira, apontam para a reeleição do atual prefeito, Neider Moreira (PSD), mas alertam para uma possível mudança por causa do grande número de indecisos. Outros cinco nomes estão na disputa.





Na pesquisa estimulada, 32,1% dos entrevistados afirmaram que votariam em Neider Moreira. Apesar disso, o cenário de mudanças é possível, já que 22,69% disseram estar indecisos, enquanto 19,16% responderam que votarão em branco ou nulo.

Dos outros cinco candidatos, o mais próximo de Neider Moreira na pesquisa estimulada é Marcinho Hakuna (PSL), atual vereador da cidade. Ele tem 11,09% da intenção de votos. Neste cenário, os outros nomes - Otacília Barbosa (PV), Jerry Adriane (Psol), Alessandro Tomaz “Sandrinho” (DC) e Emanuel Ribeiro (Republicanos) - têm menos de 5% cada.

Na pesquisa espontânea, os indecisos se apresentam como a maior parte dos entrevistados, com 30%. Em seguida, figura Neider Moreira, com 27,9% das citações. Eleitores que votariam branco ou nulo são 18,15%.





O candidato mais próximo de Neider, novamente, é Marcinho Hakuna, com 10,76%. Também neste cenário, os outros quatro nomes também não passaram de 5% cada.

Avaliação da gestão


O levantamento também pediu aos eleitores uma opinião sobre a gestão de Neider Moreira. Ex-vereador de Itaúna e ex-deputado estadual mineiro, ele foi eleito em 2016, com 66.81% dos votos. Os números mostram que a maioria entrevistada julga como regular ou boa a atual administração.

Ao todo, 38,99% dos entrevistados classificaram como regular a gestão. Outros 28,91% disseram que a gestão foi boa, enquanto 13,95% definiram a administração como péssima. Outros 10,95% foram disseram que a passagem foi ruim, e 5,71% julgaram como ótima. Por fim, 1,51% não souberam opinar.

Demais dados


A pesquisa foi realizada nas últimas terça e quarta-feira, com margem de erro de 4%, de acordo com a F5, que ouviu 595 pessoas. As eleições municipais deste ano acontecerão em 15 de novembro.




 

Primeiro turno de votação nas eleições 2020 será em 15 novembro. Confira nosso guia

Eleições 2020: como votar, datas e horários

O primeiro turno das eleições 2020 será em 15 de novembro e, caso seja necessário no seu município, o segundo turno será realizado em 29 de novembro de 2020. Nestas eleições, o horário de votação é das 7h às 17h. O horário entre 7h e 10h é preferencial para maiores de 60 anos.

Com as novas medidas diante da pandemia do coronavírus, preparamos um guia com tudo que você precisa saber para votar nas eleições 2020.

O que muda nas eleições 2020?

Muitas mudanças foram feitas pela Justiça Eleitoral para os candidatos a prefeito e vereador durante o período eleitoral de 2020. Além disso, os eleitores também terão de se adaptar às novas normas para os dias de votação, como a abertura antecipada das seções eleitorais e as regras de higiene que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  


Como justificar o voto nas eleições 2020?

Os eleitores poderão optar por justificar o voto de três formas: 
  • No dia das eleições: o eleitor que estiver fora de sua cidade pode justificar a ausência em qualquer local de votação, das 7h às 17h. O eleitor deverá ter o número do título, um documento oficial de identificação e o formulário de justificativa preenchido.



  • Depois das eleições: preenchendo o formulário de justificativa em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor em até 60 dias após a votação.

  • A justificativa também poderá ser feita no aplicativo e-Título.

Eleições 2020 em Belo Horizonte

Na capital mineira, 15 candidatos disputam as eleições para prefeito. Conheça quem são os candidatos e o perfil de cada na corrida rumo à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Já para vereador, Belo Horizonte conta com mais de 1,5 mil candidatos. Alguns apostaram em apelidos e codinomes bem inusitados para conseguir votos.



Para acompanhar a cobertura completa das eleições em BH, acesse nosso especial

Para saber mais sobre as Eleições 2020 em Minas Gerais, leia também a cobertura completa das eleições na Grande BH e nas regiões Centro-OesteLesteNorteSul de MinasTriângulo Mineiro e Zona da Mata.