A propaganda eleitoral gratuita na televisão e no rádio teve início em 9 de outubro, e as redes sociais começam a reagir sobre os candidatos a prefeito em todo Brasil. Em Belo Horizonte, o software voxRadar, parceiro do Estado de Minas, coletou dados de Facebook e Twitter desde o início dos programas até a última sexta-feira, e cinco concorrentes à prefeitura da capital mineira se destacam.
Leia Mais
Candidatos prometem fortalecer regionais; Kalil diz que OP é 'ferramenta política' Eleição em BH: após impasse de uma semana, Cazeca utiliza tempo de rádio e TVKalil promete ensino de programação nas escolas municipais de BHEleições 2020: liminar da Justiça suspende direito de resposta de Kalil contra João Vítor XavierKalil consegue, na Justiça, direito de resposta contra João Vítor Xavier após propagandasBolsonaro participa de evento militar e critica governo argentinoMesmo sem direito de inserções em rádio e TV por causa do baixo desempenho de seu partido nas eleições de 2018, o deputado estadual Bruno Engler (PRTB) surpreende e aparece em segundo lugar no impacto entre os nomes. Ele tem 29% das citações em debates no Facebook e no Twitter.
O outro nome acima dos 20% de impacto é Áurea Carolina (Psol), que concentra 22% das disucssões nas redes após o início da propaganda, à qual ela tem direito. Outros dois candidatos no top 5 são João Vítor Xavier (Cidadania), com 10%, e Luisa Barreto (PSDB), com 1%.
A partir dos cinco candidatos com mais citações, o voxRadar destrinchou outros dados. O primeiro foi a proporção do impacto de cada candidato a cada dia. Impulsionado por vídeos nas redes sociais com o presidente Jair Bolsonaro, Bruno Engler começa o período de amostragem na liderança.
Contudo, o bolsonarista tem a liderança perdida para Kalil ao longo dos dias, principalmente com a divulgação de pesquisas de intenção de voto favoráveis ao prefeito. Áurea Carolina e João Vítor Xavier se sustentam na terceira e na quarta posição.
Há também o impacto com o tempo, que mostra a variação de cada candidato no período. Ele também aponta queda de Engler, que começa na liderança após vídeos com Bolsonaro, e a nova disparada de Kalil, que alia também outros debates em meio à campanha.
Na última sexta-feira, por exemplo, as menções ao prefeito tiveram mais a ver com o Clube Atlético Mineiro, presidido por ele entre 2008 e 2014, do que com as propagandas eleitorais. Sólidos, João Vítor Xavier e Áurea Carolina também brigam pelo segundo posto de relevância, ao menos nas redes sociais, com Engler. Luisa Barreto está distante.
O voxRadar também mediu, por meio do teor dos comentários, a sensibilidade dos cinco candidatos mais impactantes nas redes sociais desde o início da propaganda eleitoral. Áurea Carolina se destaca quanto à positividade de suas menções, especialmente ligadas à educação, junto de Engler, que prega o conservadorismo, apesar de esse ter grande queda em determinado período.
João Vítor Xavier também termina a amostragem em “empate técnico” quanto à satisfação com as menções. Luisa Barreto segue com pouca relevância, sem extremos, enquanto Kalil novamente se recupera de menções negativas, principalmente relacionadas a transporte público, e já se aproxima do trio.
Nuvem de palavras
O software também conseguiu colher as palavras que melhor se relacionam com cada candidato, a partir de interações, comentários e publicações. A voxRadar explica que não se trata apenas de contagem de palavras, mas sim a relevância delas em discussões, com peso diferenciado.
Veja, nas “nuvens” abaixo, as palavras que mais se associam com os cinco candidatos citados: