A apresentação pelo governo federal de um gráfico retirado de um banco de imagens para divulgar os “resultados” de um dos estudos clínicos sobre o uso do vermífugo nitazoxanida no combate à COVID-19 virou motivo de brincadeira nas redes sociais.
Leia Mais
Entenda como será a sabatina de Kássio Marques no Senado para o STFConselho de Ética: investigação contra Chico Rodrigues depende de AlcolumbreAfastamento de senador com dinheiro na cueca pode esvaziar julgamento do STF?De acordo com o governo, o testes mostram a eficácia do vermífugo que teria sido capaz reduzir a carga viral em pacientes na fase inicial da COVID-19.
Sem dados, números e pesquisa que comprovem a eficácia do medicamento, o nitazoxanida foi exibido como algo positivo na luta contra o novo coronavírus. Durante um vídeo exibido na cerimônia, a imagem do gráfico aparece de forma genérica junto com a frase “Nitazoxanida é eficaz!”.
O gráfico foi retirado do banco de imagens Shutterstock e está disponível para compra pelo valor de US$ 179.
O ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, é o responsável pelo acompanhamento dos estudos desde o início da pandemia. Nenhuma pesquisa foi apresentada.
"Meramente ilustrativo"
No Twitter, depois do evento, Pontes disse que "obviamente, como facilmente deduzido pelos eixos e pela fala da pesquisadora responsável, o gráfico da apresentação de hoje era meramente ilustrativo".
"Enquanto isso, se contrairem COVID, lembrem-se da conclusão dos estudos apresentada hoje. Isso é o importante", escreveu o ministro.
Repercussão
O vídeo teve grande repercussão nas redes sociais. Veja alguns comentários:
*Estagiária sob supervisão