A notícia da compra tinha sido dada pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em reunião com os governadores na terça-feira (20).
Após as postagens do presidente, o Ministério da Saúde fez pronunciamento para negar qualquer previsão de compra da vacina pelo Governo Federal.
Nas redes sociais, os chefes de estado cobram o governo um posicionamento sobre a promessa feita e repudiam as falas do presidente da república.
Centro- Sul
Peço ao presidente Jair Bolsonaro que tenha grandeza. E lidere o Brasil para a saúde, a vida e a retomada de empregos. A nossa guerra não é eleitoral. É contra a pandemia. Não podemos ficar uns contra os outros. Vamos trabalhar unidos para vencer o vírus. E salvar os brasileiros.
%u2014 João Doria (@jdoriajr) October 21, 2020
Salvar vidas e libertar os brasileiros do coronavírus são objetivos que devem unir todos nós. Adquirir as vacinas, que primeiro estiverem a disposição, deve ser a meta primordial. Nesse contexto não há espaço para discussão sobre assuntos eleitorais ou ideológicos.
%u2014 Renato Casagrande (@Casagrande_ES) October 21, 2020
%uD83D%uDC89 Vacina da Covid 19 pic.twitter.com/KPxXK1urz9
%u2014 Romeu Zema (@RomeuZema) October 20, 2020
Nordeste
Instituto Butantan não pertence ao governo chinês. É um patrimônio do povo brasileiro, fundado há mais de 100 anos, e merece respeito. É um grande fornecedor de vacinas ao Min. da Saúde. Qual a autoridade de Bolsonaro para tentar desmoralizar uma instituição e seus cientistas ?
%u2014 Flávio Dino %uD83C%uDDE7%uD83C%uDDF7 (@FlavioDino) October 21, 2020
De acordo com ele, os governadores irão ao Congresso e ao Judiciário para garantir o fornecimento da vacina chinesa.
Não queremos uma nova guerra na Federação. Mas com certeza os governadores irão ao Congresso Nacional e ao Poder Judiciário para garantir o acesso da população a todas as vacinas que forem eficazes e seguras. Saúde é um bem maior do que disputas ideológicas ou eleitorais.
%u2014 Flávio Dino %uD83C%uDDE7%uD83C%uDDF7 (@FlavioDino) October 21, 2020
Que o Governo Federal guie suas decisões sobre a vacina da Covid por critérios unicamente técnicos. Não se pode jamais colocar posições ideológicas acima da preservação de vidas. Lutaremos para que uma vacina segura e eficaz chegue o mais rápido possível para todos os brasileiros https://t.co/EYVANdhNPL
%u2014 Camilo Santana (@CamiloSantanaCE) October 21, 2020
A influência de qualquer ideologia em temas fundamentais, como a saúde, só prejudica a população. Defendemos que todas as vacinas consideradas seguras, avalizadas pelas autoridades, sejam disponibilizadas ao povo brasileiro. É preciso dar este passo na superação da Covid-19.
%u2014 Paulo Câmara 40 (@PauloCamara40) October 21, 2020
General e Ministro da Saúde tomou medida sensata de garantir acesso à vacina de qualquer país p salvar vidas. Estamos em guerra contra Covid, q já matou + de 150 mil no Brasil. O presidente não pode desmoralizá-lo e desautorizá-lo nesta luta.Minha total solidariedade ao ministro.
%u2014 Rui Costa (@costa_rui) October 21, 2020
O compromisso assumido ontem, em reunião dos governadores com o Ministro da Saúde, foi de comprar vacina produzida no Brasil, da FIOCRUZ e do Instituto Butantan, produção brasileira. A saúde do povo tem que estar em primeiro lugar!
%u2014 Wellington Dias (@wdiaspi) October 21, 2020
A governadora também pediu para que a compra das vacinas seja assegurada, assim como foi feito na reunião de Pazuello com os governadores. “Que a vacina seja gratuita para todas e todos os brasileiros.”
Volto a dizer: a reunião de ontem do fórum dos governadores com o ministro @GenPazuello, @fiocruz, @butantanoficial, @anvisa_oficial e demais entidades, se inspirou nos princípios do SUS, de uma gestão compartilhada, sendo um exemplo de fortalecimento do pacto federativo.
%u2014 Fátima Bezerra (@fatimabezerra) October 21, 2020
Sul
A decisão sobre a inclusão de uma vacina no Programa Nacional de Imunizações deve ser eminentemente técnica, e não política. pic.twitter.com/fKWs5YBP7F
%u2014 Eduardo Leite (@EduardoLeite_) October 21, 2020
Outros estados
O governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PSC), também não exibiu sua opinião.