Retomando as visitas às cidades do interior de Minas Gerais, o governador Romeu Zema (Novo) esteve, nesta quinta-feira (22), em Papagaios e Maravilhas, ambas na região Centro-Oeste. Destacando a potencialidade do agronegócio em meio à pandemia do novo coronavírus, ele visitou, respectivamente, a Granja Pindorama e o Frigorífico Fredini. As empresas receberam o selo do programa Certifica Minas, concedidos pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).
Leia Mais
Vereadores e presidente da Câmara são barrados durante visita de Zema ao Sul de Minas Minas vai certificar 1.500 propriedades cafeeirasEconomia verde pode criar muitos empregos no Brasil, diz LevyZema projeta encontro com Bolsonaro e Maia e fala sobre 13º dos servidores
A potencialidade do setor foi destacada pelo governador. Citando a crise econômica provocada a partir da pandemia, lembrou que o agronegócio foi o único setor que não sentiu o impacto direto. “É a única atividade, tanto em Minas como no Brasil, em que o número de empregos tem aumentado. As demais atividades, só sabemos, foram muito afetadas pela crise da pandemia e ainda não se recuperaram”, analisou.
A partir do programa, Zema diz acreditar no reflexo na geração de empregos. O Frigorífico Fredini, por exemplo, é o maior empregador de Maravilhas e já prevê a expansão com quatro novos galpões e triplicando a capacidade, hoje de 8 mil aves. “As cidades produtoras só têm a ganhar. Isso vai aumentar a quantidade de frangos abatidos, o número de empregos e trazer mais desenvolvimento”, reforçou.
As certificações
A Granja Pindorama conquistou o selo Certifica Minas Frango Caipira, que atesta, entre outras características, que as aves foram criadas soltas, com alimentação vegetal e não forçada. “O frango caipira é muito bem aceito pelos mineiros. Ele tem uma criação extremamente controlada, uma ração livre de promotores de crescimento, é criado solto e passa por toda uma inspeção determinada pelo IMA para que o produto chegue no consumidor com a melhor qualidade”, afirmou a proprietária das duas empresas, Iracilde Fabel. Esta é a segunda granja do país a receber o certificado.
Já o Frigorífico Fredini recebeu o selo Certifica Minas Cadeia de Custódia, que garante que distribuidores e processadores tenham rastreabilidade nas suas ações, não misturando produtos certificados com outros convencionais. Esta separação assegura a inocuidade e as características inerentes do produto certificado.
Salário doado
Zema aproveitou a visita a Maravilhas para ir à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Em fevereiro do ano passado ele doou R$ 8.956,16 relativos ao seu salário líquido como governador. Como promessa de campanha, ele se comprometeu a doar o subsídio até que os servidores estejam recebendo em dia.
Com o dinheiro foi possível revitalizar o local, com pintura de toda a instituição e instalação de grades para o fechamento da entrada. “Esse recurso veio em boa hora para nos ajudar a melhorar o nosso atendimento”, afirmou a diretora da associação, Geralda Maria Mendes Capanema Tavares. A entidade atende 52 crianças e jovens com ensino fundamental 1 e conta com o projeto Centro Dia, onde são oferecidos aos usuários cursos de culinária, pintura, dança, música e capoeira, entre outros.
*Amanda Quintiliano, especial para o EM