Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), recorreram ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo para suspender o julgamento do caso do triplex no Guarujá, São Paulo.O caso está no Superior Tribunal de justiça (STJ).
O relator do caso, o ministro Felix Fischer, pautou para esta terça-feira (27) a análise do recurso pela Quinta Turma do tribunal.
Leia Mais
Lava Jato torna Lula, Palocci e Okamotto réus por lavagem de R$ 4 mi da OdebrechtPT cobra candidatos que não usam campanha para defender LulaPF apreende celulares e computadores em ação contra fake news em IndaiatubaApós críticas, Bolsonaro diz que vai revogar decreto sobre participação privada no SUSSTJ retira da pauta recurso de Lula contra condenação no caso triplex no GuarujáCandidato Zeca Pagodinho muda nome após ser notificado pelo cantorA defesa pediu ao ministro Edson Fachin, do STF, a determinação de paralisação do julgamento até a Corte decidir sobre o pedido do ex-presidente para acessar três acordos assinados entre a Petrobras e Estados Unidos, no âmbito da Operação Lava-Jato. As informações são do jornal O Globo.
Segundo os advogados, esses documentos mostram que a Petrobrás assume culpa dos crimes, investigados pela operação Lava-Jato, e não coloca Lula como líder da organização criminosa. Nesse caso, o ex-presidente não é citado nas investigações.
Para não compartilhar os acordos, a Petrobras pediu ao STF um tratamento parecido com o das embaixadas estrangeiras localizadas no Brasil, imunes a decisões proferidas pelo poder Judiciário.
Nesta terça-feira, dia marcado para a análise do caso, o ex-presidente Lula comemora 75 anos.
*Estagiária sob supervisão da editora Liliane Corrêa