Jornal Estado de Minas

LAVA-JATO

Lula pede ao STF suspensão de julgamento do caso do triplex no STJ

Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), recorreram ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo para suspender o julgamento do caso do triplex no Guarujá, São Paulo.O caso está no Superior Tribunal de justiça (STJ). 



O relator do caso, o ministro Felix Fischer, pautou para esta terça-feira (27) a análise do recurso pela Quinta Turma do tribunal. 

A defesa pediu ao ministro Edson Fachin, do STF, a determinação de paralisação do julgamento até a Corte decidir sobre o pedido do ex-presidente para acessar três acordos assinados entre a Petrobras e Estados Unidos, no âmbito da Operação Lava-Jato. As informações são do jornal O Globo.

Segundo os advogados, esses documentos mostram que a Petrobrás assume culpa dos crimes, investigados pela operação Lava-Jato, e não coloca Lula como líder da organização criminosa. Nesse caso, o ex-presidente não é citado nas investigações. 

Para não compartilhar os acordos, a Petrobras pediu ao STF um tratamento parecido com o das embaixadas estrangeiras localizadas no Brasil, imunes a decisões proferidas pelo poder Judiciário.

Nesta terça-feira, dia marcado para a análise do caso, o ex-presidente Lula comemora 75 anos.
 
*Estagiária sob supervisão da editora Liliane Corrêa

audima