O candidato à Prefeitura de Santa Luzia, na Região Metropolitana de BH (RMBH), Alcindor Ribeiro Damasceno (PRTB), mais conhecido como Bispo Damasceno, teve seu registro indeferido pela Justiça Eleitoral nessa segunda-feira (26). A impugnação foi publicada após a renúncia da candidata a vice na chapa, Pastora Eliana Ferreira da Silva.
A candidata alegou motivos pessoais para abdicar da disputa.
Segundo a Juíza Sabrina Alves Freesz, da 312ª Zona Eleitoral, apesar de possuir requisitos para registrabilidade e elegibilidade, Bispo Damasceno teve sua candidatura indeferida baseada na unicidade e indivisibilidade da chapa majoritária nos termos do Artigo 18, § 1º da Resolução-TSE nº 213.609/2019.
Leia Mais
Doria responde Bolsonaro e diz que presidente é 'desinformado'Uberaba tem um novo candidato a prefeitoRussomanno exerce direito de resposta em tempo de Covas no rádioEleições 2020: Confira a agenda dos candidatos à PBH nesta quarta (28)Mariana: Celso Cota tem candidatura à prefeitura impugnadaA juíza complementou afirmando que a "sorte de um candidato contamina a do outro".
Novo vice
No lugar da Pastora Eliana, o candidato Bispo Damasceno anunciou Rodolfo Rocha (PRTB) como novo vice na chapa que concorre à prefeitura em Santa Luzia.
Rodolfo é uma das liderenças da parte alta da cidade e secretário do partido no município.
"Já entramos com um recurso e continuamos com nossa campanha", disse Bispo Damasceno.
Eleições 2020: como votar, datas e horários
O primeiro turno das eleições 2020 será em 15 de novembro e, caso seja necessário no seu município, o segundo turno será realizado em 29 de novembro de 2020. Nestas eleições, o horário de votação é das 7h às 17h. O horário entre 7h e 10h é preferencial para maiores de 60 anos.
Com as novas medidas diante da pandemia do coronavírus, preparamos um guia com tudo que você precisa saber para votar nas eleições 2020.
O que muda nas eleições 2020?
Muitas mudanças foram feitas pela Justiça Eleitoral para os candidatos a prefeito e vereador durante o período eleitoral de 2020. Além disso, os eleitores também terão de se adaptar às novas normas para os dias de votação, como a abertura antecipada das seções eleitorais e as regras de higiene que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Como justificar o voto nas eleições 2020?
Os eleitores poderão optar por justificar o voto de três formas:
- No dia das eleições: o eleitor que estiver fora de sua cidade pode justificar a ausência em qualquer local de votação, das 7h às 17h. O eleitor deverá ter o número do título, um documento oficial de identificação e o formulário de justificativa preenchido.
- Depois das eleições: preenchendo o formulário de justificativa em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor em até 60 dias após a votação.
- A justificativa também poderá ser feita no aplicativo e-Título.
Eleições 2020 em Belo Horizonte
Na capital mineira, 15 candidatos disputam as eleições para prefeito. Conheça quem são os candidatos e o perfil de cada na corrida rumo à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Já para vereador, Belo Horizonte conta com mais de 1,5 mil candidatos. Alguns apostaram em apelidos e codinomes bem inusitados para conseguir votos.
Para acompanhar a cobertura completa das eleições em BH, acesse nosso especial.
Para saber mais sobre as Eleições 2020 em Minas Gerais, leia também a cobertura completa das eleições na Grande BH e nas regiões Centro-Oeste, Leste, Norte, Sul de Minas, Triângulo Mineiro e Zona da Mata.